Ferramentas e plataformas educomunicativas e sua diversidade didática

Autores

  • Roberta Bastos Mathias Universidade Franciscana - UFN
  • Valeria Iensen Bortoluzzi Universidade Franciscana - UFN
  • Taís Steffenello Ghisleni Universidade Franciscana - UFN

DOI:

https://doi.org/10.37780/ch.v22i1.3661

Resumo

Nesse artigo, são evidenciadas as ferramentas educomunicativas que são alternativas eficientes para serem utilizadas como instrumento pedagógico. Assim, objetivou-se expor tais práticas educomunicativas, bem como a apresentação de plataformas de rede social utilizadas no contexto educacional; a descrição das características de ferramentas educomunicativas utilizadas em situações de ensino aprendizagem; e ainda, relatar exemplos de experiências aplicadas. Metodologicamente, utilizou-se uma pesquisa de cunho exploratório descritivo-qualitativo. Na abordagem teórica, foram utilizados autores como Soares (2002), Coscarelli (2003), Martín-Barbero (2009), Thompson (1998), entre outros. Concluiu-se que a multimodalidade presente nas linguagens oral, escrita, audiovisual e multimídia nas ferramentas e plataformas educomunicativas facilita a aprendizagem, fazendo com que o processo seja mais desafiador e sintonizado com a base sócio técnica e sociocultural de nossa sociedade, e por isso a importância de explorar tais recursos.

Biografia do Autor

Roberta Bastos Mathias, Universidade Franciscana - UFN

Graduada em Letras. Aluna do Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens da Universidade Franciscana - UFN

Valeria Iensen Bortoluzzi, Universidade Franciscana - UFN

Doutora em Letras. Professora do Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens da Universidade Franciscana - UFN.

Taís Steffenello Ghisleni, Universidade Franciscana - UFN

Doutora. Professora do Curso de Publicidade e Propaganda e do Mestrado em Humanidades e Linguagens da Universidade Franciscana - UFN

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Publicado

2021-10-21

Como Citar

Mathias, R. B., Bortoluzzi, V. I., & Ghisleni, T. S. (2021). Ferramentas e plataformas educomunicativas e sua diversidade didática. Disciplinarum Scientia | Ciências Humanas, 22(1), 139–152. https://doi.org/10.37780/ch.v22i1.3661

Edição

Seção

Artigos