Relato de experiência de prática pedagógica sob a perspectiva da formação interdisciplinar de professores

Autores

  • Maryeli Corrêa Cheiram UNIVERSIDADE FRANCISCANA
  • Mariza Gorette Seeger UNIVERSIDADE FRANCISCANA
  • Janaína Pereira Pretto Carlesso UNIVERSIDADE FRANCISCANA

DOI:

https://doi.org/10.37780/ch.v22i1.3647

Resumo

Este trabalho consiste em um relato de experiência, resultante de uma prática pedagógica, aplicada na disciplina Seminário Integrado I, no Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens da Universidade Franciscana de Santa Maria, RS. Este estudo teve como objetivo unir os conhecimentos da Interdisciplinaridade e Transdisciplinaridade aliados às Técnicas de Ensinagem para o desenvolvimento de uma prática pedagógica sob a perspectiva interdisciplinar na formação de professores e suas utilizações em sala de aula. Constatou-se que o uso de metodologias ativas no processo de ensinagem produziram interação, descontração e alegria ao grupo de participantes. Dessa forma, concluiu-se ser de grande relevância às práticas pedagógicas a utilização de metodologias ativas em sala de aula por facilitar o processo de ensino e aprendizagem, tornando-os mais significativos aos envolvidos.

Biografia do Autor

Maryeli Corrêa Cheiram, UNIVERSIDADE FRANCISCANA

Mestre em Ensino de Humanidades e Linguagens - UFN;Especialista em Neurociências do Desenvolvimento e da Cognição - UFN;Tecnóloga em Design de moda -  UFN;Graduanda em Pedagogia / Bolsista PIBID -  UFN

Mariza Gorette Seeger, UNIVERSIDADE FRANCISCANA

Mestre em Ensino de Humanidades e Linguagens (MEHL) pela Universidade Franciscana/UFN (2019). Especialista em Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa e Literatura na Educação Básica pela Universidade Norte do Paraná/UNOPAR (2015). Graduada em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Franciscana/UFN (2004). Graduanda em Direito pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Desde 2010, atua como Técnica em Assuntos Educacionais na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) - R

Janaína Pereira Pretto Carlesso, UNIVERSIDADE FRANCISCANA

Docente do curso de Psicologia e do Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens da Universidade Franciscana (UFN)
Doutora em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde UFSM

https://scholar.google.com.br/citations?user=cyZEP48AAAAJ&hl=pt-BR

http://lattes.cnpq.br/7677126784753262

Downloads

Publicado

2021-10-14

Como Citar

Cheiram, M. C., Seeger, M. G., & Carlesso, J. P. P. (2021). Relato de experiência de prática pedagógica sob a perspectiva da formação interdisciplinar de professores. Disciplinarum Scientia | Ciências Humanas, 22(1), 59–70. https://doi.org/10.37780/ch.v22i1.3647

Edição

Seção

Artigos