Educação popular e COVID-19: relato de experiência sobre a atuação remota no pré-universitário popular alternativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37780/ch.v21i2.3451

Resumo

Pensar os impactos da COVID-19 na educação popular se torna um grande desafio, pois a emergência do novo Coronavírus trouxe consigo inúmeros contextos, antes não imaginados, que transformaram significativamente a atuação em sala de aula. Assim, o presente artigo tem como objetivo relatar a experiência de educadoras do Pré-Universitário Popular Alternativa (PUPA), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), durante o período de março a julho do ano de 2020, visando refletir sobre como essa situação afeta o ensino popular e a formação de educadores vinculados ao PUPA. Metodologicamente, trata-se de um relato de experiência tecido por graduandas de Geografia da referida Universidade. Destaca-se que com o advento do ensino remoto e partindo das experiências aqui apresentadas, considera-se que, para o contexto do PUPA, a pandemia traz severas consequências, pois afastou os estudantes dos seus estudos porque a dificuldade de acesso a infraestrutura básica para as aulas, praticamente, impossibilitou o ensino popular remoto. Conclui-se que a vivência permeada pelas dificuldades impostas pela pandemia trouxe à tona as dificuldades do ensino para uma grande parcela da população brasileira, demostrando a necessidade da formação de professores completar um contexto diverso e capaz de compreender que, em muitos espaços geográficos, a sala de aula, o docente e o discente em conjunto, presencialmente, são a única alternativa possível para a escolarização.

Biografia do Autor

Carla Pizzuti Savian, UFSM

Graduanda em Geografia na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Educadora no Pré-Universitário Popular Alternativa .

Franciele Delevati Ben, UFSM

Graduanda em Geografia na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Educadora no Pré-Universitário Popular Alternativa .

Natália Lampert Batista, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Graduada em Geografia (Licenciatura) pelo Centro Universitário Franciscano (2013). Mestra e Doutora em Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGGeo) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, 2015 e 2019 respectivamente). Pós-doutoranda em Geografia (PPGGeo/UFSM) e bolsista do Programa Nacional de Pós-doutorado (PNPD) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). 

Downloads

Publicado

2020-11-19

Como Citar

Savian, C. P., Ben, F. D., & Batista, N. L. (2020). Educação popular e COVID-19: relato de experiência sobre a atuação remota no pré-universitário popular alternativa. Disciplinarum Scientia | Ciências Humanas, 21(2), 107–117. https://doi.org/10.37780/ch.v21i2.3451