Os desafios da docência orientada em tempos de pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37780/ch.v21i2.3443

Resumo

Este trabalho é resultado dos estudos e da experiência vivenciada na disciplina de Docência Orientada do Mestrado Acadêmico em Ensino de Humanidades e Linguagens (MEHL/UFN). A Docência Orientada visa a contribuir com a aprendizagem do futuro docente ou a complementar a formação daqueles que já atuam na profissão, possibilitando uma articulação entre a graduação e a pós-graduação, bem como entre a teoria e prática. A atividade de docência orientada ocorreu no primeiro semestre de 2020, foi desenvolvida na disciplina de História da Moda e do Vestuário I, do Curso de Design de Moda, e na disciplina de Lógica e Argumentação I, do Curso de Filosofia, na Universidade Franciscana. Tal escolha deu-se porque as docentes orientadas têm formação inicial nos referidos cursos. Diante deste novo contexto, tem-se como objetivo discutir os desafios da Docência Orientada relativa à prática docente no ensino superior em meio a pandemia, também, apresentar os relatos das experiências de docência de duas acadêmicas do referido mestrado. A metodologia adotada para a pesquisa é bibliográfica com relatos de experiência da atividade de docência. O estágio docência constitui-se como uma experiência enriquecedora e pertinente na formação profissional docente, viabilizando a construção e consolidação de conceitos e a superação de dificuldades da carreira da docência no ensino superior.

Biografia do Autor

Clarice Rosa Machado, Universidade Franciscana

Graduada em Licenciatura Plena em Filosofia - Universidade Franciscana. Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID/UNIFRA/CAPES - Edital 61/2013 - 2014-2017, atuando no Colégio Estadual Manoel Ribas e, posteriormente, no Colégio Estadual Padre Rômulo Zanchi, Santa Maria, RS. Atuou como Monitora do Programa Mais Educação em escola da Rede Municipal de Santa Maria. Foi representante dos acadêmicos no colegiado nos anos de 2015 até o primeiro semestre de 2017. Mestranda em Ensino de Humanidades e Linguagens - Universidade Franciscana (UFN). Participa dos grupos de pesquisa: Dimensões do Agir Humano; Ensino de Humanidades e Linguagens.

Caroline Manucelo Colpo, Universidade Franciscana

Acadêmica do Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens da Universidade Franciscana (UFN), com pesquisa em ensino da história da moda como processo crítico e reflexivo a partir da análise da vestimenta da mulher como linguagem não-verbal de resistência. Designer de Moda pela UFN (2017). Atua como pesquisadora e produtora de conteúdos nas redes sociais acerca da relação entre moda e feminismo.

Eliane Aparecida Galvão Santos, Universidade Franciscana

Graduada em Pedagogia Séries Iniciais e Matérias Pedagógicas pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Imaculada Conceição (1989), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2007) e Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (2013). Atualmente é Coordenadora pedagógica na Rede Municipal de Santa Maria e Coordenadora do Curso de Pedagogia da Universidade Franciscana. Atua como membro do colegiado do Mestrado em Ensino Humanidades e Linguagens da mesma universidade. Tem experiência na área de Educação e Ensino, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, principalmente nos seguintes temas: Aprendizagem Docente; Currículo; Formação de Professores, Alfabetização e Cultura Escrita, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Políticas Educacionais e Gestão Escolar. 

Downloads

Publicado

2020-11-19

Como Citar

Machado, C. R., Colpo, C. M., & Santos, E. A. G. (2020). Os desafios da docência orientada em tempos de pandemia. Disciplinarum Scientia | Ciências Humanas, 21(2), 63–80. https://doi.org/10.37780/ch.v21i2.3443