Formação docente na área da Filosofia

Autores

Resumo

O presente artigo aborda o contexto histórico da educação aliando a reflexão sobre a formação, limitações e atuação dos docentes no ensino da Filosofia. A partir de leituras dos diversos documentos relacionados a partir da história da educação, formação docente, se despertou o interesse em aprofundar os seguintes temas: profissão e formação, ensino, aprendizagem, papel social da educação, competências e habilidades para os desafios no ensino no século XXI. Estudos e leituras de autores promovidas pelo curso de Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens (MEHL) pela Universidade Franciscana (UFN). O objetivo desse trabalho é chamar atenção para possíveis limitações na formação docente e o desenvolvimento das competências e habilidades para a prática docente. A metodologia é de abordagem qualitativa de cunho bibliográfico, com leituras das obras dos principais autores relacionados ao tema. A discussão perpassa por uma retomada das principais etapas da constituição da história da educação brasileira. Despertar do interesse para a profissão docente; papel social da educação, a valorização profissional; o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias para a profissão os desafios na formação docente no século XXI. Conclui-se que a partir da identificação de possíveis limitações, apresenta-se a formação continuada para o desenvolvimento profissional eficaz, suas competências e habilidades na superação das limitações encontradas na prática docente no ensino da Filosofia.

Biografia do Autor

Léo Cezar Padova, Universidade Franciscana - UFN

Professor: magistério catarinense; componente: Filosofia e Sociologia; Área Ciências Humanas e Sociais; Graduado em Filosofia; Especialização em esnino de Filosofia em sala de aula - UFSCAR; Mestrando do - MEHL -UFN.

Marcio Paulo Cenci, Universidade Franciscana - UFN

Graduado em Filosofia pela UnOeste. Mestre pela Filosofia - UFSM. Doutor em Filosofia pela PUCRS e PUC-Chile (sanduíche)  Pós-Doutorado - Rheinische Friedrich-Wilhelms-Universität Bonn (2015-2016). Atualmente é professor da Universidade Franciscana - UFN. 

Marcos Alexandre Alves, Universidade Franciscana - UFN

Possui Licenciatura em Filosofia - FAFIMC. Mestrado em Filosofia - UFSM e Doutorado em Educação - UFPel. Atua como professor Adjunto na Universidade Franciscana - UFN.

Downloads

Publicado

2021-01-18

Como Citar

Padova, L. C., Cenci, M. P., & Alves, M. A. (2021). Formação docente na área da Filosofia. Disciplinarum Scientia | Ciências Humanas, 21(1), 269–288. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumCH/article/view/3268

Edição

Seção

Artigos