Educação para a sustentabilidade e cidadania global: um estudo na perspectiva das orientações da UNESCO

Autores

  • Antonio Paulo Vega UFN
  • Noemi Boer UFN

Resumo

Neste artigo tem-se como objetivo resgatar na história da Educação Ambiental (EA) e nos documentos da UNESCO as questões relativas à educação para a sustentabilidade e para a cidadania global, buscando contribuir com os processos da educação formal e não formal. Considerando a proposta da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) e sua associação com a Educação para a Cidadania Global (ECG), pretende-se identificar algumas possibilidades de educação para a cidadania, compreender a relação entre educação e a necessidade socioambiental, e, contextualizar a construção de competências e habilidades pessoais e coletivas, que enseja, a sustentabilidade solidária. O estudo apresenta abordagem qualitativa descritiva e caracteriza-se como revisão bibliográfica.

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Publicado

2020-11-19

Como Citar

Vega, A. P., & Boer, N. (2020). Educação para a sustentabilidade e cidadania global: um estudo na perspectiva das orientações da UNESCO. Disciplinarum Scientia | Ciências Humanas, 21(1), 187–201. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumCH/article/view/3228

Edição

Seção

Artigos