Formação de professores de Geografia no Brasil: relatos sobre a organização do IV Ciclo de Palestras Formação de Professores de Geografia no Brasil

Autores

  • Natália Lampert Batista Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Ana Carla Lenz Mestranda do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Santa Maria-UFSM, RS. Graduada em Geografia Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, RS. (2017). Integrou o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID Geografia), como bolsista de Iniciação à docência no período de 2014/2016. Integrante do Núcleo de Estudos Regionais e Agrários (NERA/UFSM), no período de 2016/2017. Atualmente é membro do Grupo de Pesquisa em Educação e Território (GPET/UFSM).
  • Cesar De David Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Resumo

Pensar a formação inicial e continuada de professores de Geografia é essencial na contemporaneidade, especialmente, em um momento em que essa área do conhecimento de vê desafiada a mostrar a sua importância no contexto da educação básica. Neste sentido, o IV Ciclo de Palestras Formação de Professores de Geografia no Brasil, aqui destacado, emerge como uma possibilidade de fortalecimentos das discussões sobre essa temática, potencializando o diálogo entre as diferentes esferas sociais envolvidas nessa proposta. Objetivo geral do Ciclo de Palestras foi inserir professores, pesquisadores, estudantes e sociedade em geral em uma discussão crítica e reflexiva acerca das temáticas: (1) a autoformação e a formação continuada de professores de Geografia com foco na educação básica; (2) Programas Nacionais de formação inicial de professores (Programa de Bolsas de Iniciação Docência - PIBID - Residência Pedagógica - RP); (3) a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e suas implicações nas escolas, especialmente, frente ao olhar da Geografia Escolar; e (4) a relação entre as políticas públicas de formação de professores de Geografia com os currículos vigentes nas escolas. O Ciclo de Palestras possibilitou refletir sobre as quatro diferentes temáticas, articulando distintos momentos com vários palestrantes de diferentes instituições de educação básica e superior. As palestras envolveram estudantes de graduação, professores, alunos de pós-graduação, pesquisadores e demais interessados com uma visão multidisciplinar e crítico-reflexiva sobre a formação de professores de Geografia no Brasil.

Biografia do Autor

Natália Lampert Batista, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Graduada em Geografia (Licenciatura) pelo Centro Universitário Franciscano (2013). Mestra e Doutora em Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGGeo) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, 2015 e 2019 respectivamente). Pós-doutoranda em Geografia (PPGGeo/UFSM) e bolsista do Programa Nacional de Pós-doutorado (PNPD) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Professora de Geografia (Anos Finais) na Prefeitura Municipal de Santa Maria (PMSM) em Licença de Interesse Particular (Portaria nº 1586/SMG de 19 de julho de 2019). Membro do Núcleo Editorial da Revista Geografia: Ensino & Pesquisa (REGEP). Participa do Grupo de Pesquisa Educação e Território (GPET) e participou do Grupo de Pesquisa Ciências ambientais em engenharia, da Universidade Franciscana (2014 e 2015), do Laboratório de Cartografia e dos Grupos de Pesquisa Núcleo de Estudos Regionais e Agrários (NERA) e Geotecnologias aplicadas à análise ambiental da UFSM (2014 a 2019). Foi bolsista de Iniciação Científica (PROBIC) e de Iniciação à Docência (PIBID), Subprojeto Geografia, no Centro Universitário Franciscano (2011 a 2013). Foi Supervisora do PIBID, Subprojeto Geografia - UFSM (2018 a 2019). Tem interesse nas áreas de pesquisa de Ensino de Geografia; Cartografia Escolar; Educação Ambiental; Geotecnologias e Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTIC) na Educação; Multiletramentos, Multimodalidade e Contemporaneidade; Formação de Professores; Educação Popular; Cartografia Geral e Temática; Geografia Urbana; Geografia Agrária; e Geografia Cultural.

Ana Carla Lenz, Mestranda do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Santa Maria-UFSM, RS. Graduada em Geografia Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, RS. (2017). Integrou o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID Geografia), como bolsista de Iniciação à docência no período de 2014/2016. Integrante do Núcleo de Estudos Regionais e Agrários (NERA/UFSM), no período de 2016/2017. Atualmente é membro do Grupo de Pesquisa em Educação e Território (GPET/UFSM).

Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Cesar De David, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Professor Associado da Universidade Federal de Santa Maria. Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005), com Pós-doutorado pela Université du Maine - Le Mans (França). Mestre em Geografia pela UNESP - Rio Claro (1995). Possui experiência em ensino, pesquisa e extensão na área de Geografia Humana, com ênfase em geografia agrária, atuando nos seguintes temas: Territorialidades rurais, agricultura familiar e educação do campo. É líder do Grupo de Pesquisa em Educação e Território e coordena o Núcleo de Estudos da Paisagem da UFSM Silveira Martins.

Referências

Downloads

Publicado

2020-07-02

Como Citar

Batista, N. L., Lenz, A. C., & David, C. D. (2020). Formação de professores de Geografia no Brasil: relatos sobre a organização do IV Ciclo de Palestras Formação de Professores de Geografia no Brasil. Disciplinarum Scientia | Ciências Humanas, 21(1), 11–23. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumCH/article/view/3100

Edição

Seção

Artigos