O surgimento da ciência: a constituição de uma nova visão de mundo

Autores

  • Luis Henrique Zago FADAP/FAP
  • Neiva Solange da Silva Prefeitura Municipal de Araçatuba
  • Rodrigo Lima Nunes UNESP - Presidente Prudente
  • Irineu Tuim Viotto Filho UNESP - Presidente Prudente
  • Alan Alberto Ferreira UNESP - Presidente Prudente

Resumo

Entender como a constituição originária dos fenômenos ocorreu é imprescindível para a compreensão do curso que tomaram e quais elementos direcionam seus sentidos para o futuro. A ciência como fenômeno social não é diferente, verdades que surgiram e surgem como axiomas científicos tiveram que passar por um longo processo de aceitação. A aceitação das ideias científicas reflete a constituição de uma nova forma de entender e pensar as relações entre as pessoas, destas com o mundo e a realidade como um todo. Este artigo, baseado em pesquisa bibliográfica, aborda o processo histórico de constituição do pensamento científico e os modos como se organizou a ciência. O longo e tortuoso caminho de formação do pensamento científico tem suas bases na Idade Média, influenciada por diversos aspectos da cultura e filosofia Gregas, sendo Platão e Aristóteles filósofos que estiveram em pauta nas elucubrações enquanto grandes pensadores precursores de uma nova visão de mundo. Consideramos que o surgimento da ciência marca o aparecimento de um novo universo e um novo método de abordagem do real que transforma profundamente o nosso modo de pensar e entender a realidade que nos cerca.

Biografia do Autor

Luis Henrique Zago, FADAP/FAP

Doutorando em educação na Universidade Paulista Julio de Mesquita Filho (UNESP) Mestre em educação na Universidade Paulista Julio de Mesquita Filho (UNESP). Possui graduação em FILOSOFIA (1998) e graduação em PSICOLOGIA (2004). Possui licenciatura plena em HISTÓRIA, PSICOLOGIA e FILOSOFIA. É especialista em História pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), especialista em Psicologia na área de Violência Domestica Contra Crianças e Adolescente pela Universidade de São Paulo (USP), e especialista em Arte e Educação pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (UNESP). Foi membro do Comitê de Ética e Pesquisa da UNESP - Presidente Prudente, membro Grupo de Estudo Intervenção e Pesquisa em Educação e Educação Especial (GEIPEE). Atualmente trabalha como psicólogo clinico, professor da Fundação educacional de Araçatuba (FEA), professor efetivo de filosofia da Rede Pública de ensino do Estado de São Paulo e foi supervisor do estágio de psicologia clínica na Fundação Educacional de Penápolis (FUNEPE) Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia, e na área de psicologia, com ênfase em psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: trabalho estranhamento e marxismo, ética, psicologia, Psicologia histórico Cultural, educação, arte construção da subjetividade e filosofia.

Neiva Solange da Silva, Prefeitura Municipal de Araçatuba

Possui Mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Câmpus de Presidente Prudente, graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação,Ciências e Letras Urubupungá (1997) e graduação em Letras pelo Centro Universitário Toledo (1994). Pós-graduada em Didática - Fundamentos Teóricos de Prática Pedagógica pela Faculdade de Educação São Luís e pós-graduada em " Supervisão e Orientação Educacional" pela Universidade Cidade de São Paulo. Atua como Supervisora de Ensino na Secretaria Municipal de Educação do município de Araçatuba-SP. Participa do grupo de pesquisa " Formação de Professores e Práticas de Ensino na Educação Básica

Rodrigo Lima Nunes, UNESP - Presidente Prudente

Doutor em Educação pelo programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), campus de Presidente Prudente-SP (2019). Mestre em Educação pelo mesmo programa (2013) (financiamento da FAPESP), com formação inicial em Educação Física (licenciatura) também pela Faculdade de Ciências e Tecnologia (UNESP-Presidente Prudente-SP) (2010). Realizou Doutorado Sanduíche (financiamento da CAPES) na Cardiff Metropolitan University - País de Gales/Reino Unido (segundo semestre de 2017). É docente da Faculdade de Presidente Prudente (FAPEPE). Atualmente é editor chefe e coordenador da Revista multidisciplinar "Saber Acadêmico" da Faculdade de Presidente Prudente (FAPEPE). Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Escolar (GEPEE) da Faculdade de Presidente Prudente (FAPEPE). Especialista de área referente ao campo de experiência "Corpo, gesto e movimentos" junto à Secretaria Municipal de Educação de Presidente Prudente para a construção da Matriz Curricular municipal da Educação Infantil. Faz parte do Grupo de Estudos, Intervenção e Pesquisa em Educação Escolar e Teoria Histórico-Cultural (GEIPEEthc/UNESP) como participante colaborador. Seus estudos e atuação se concentram nas áreas de Educação, Psicologia da Educação e Educação Física Escolar, com ênfase nos seguintes temas: Educação Escolar; Educação Infantil; Desenvolvimento humano; Práticas Pedagógicas na Educação de crianças; Brincadeira e desenvolvimento infantil; Formação de professores e processos de ensino/aprendizagem; Implicações do fenômeno da alienação no contexto escolar; Desenvolvimento da Consciência Infantil; Fundamentos e Práticas do Ensino da Educação Física na Escola.

Irineu Tuim Viotto Filho, UNESP - Presidente Prudente

Possui Pos-doutorado em Psicologia da Educacao e Desenvolvimento Humano pela University of Bath (Inglaterra/2011-2012); Doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005); Mestrado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001); Graduação em Psicologia pela UNESP-Bauru (1997) e Graduação em Educação Física pela UNESP-Bauru (1990). Atuou como Coordenador do Programa de Pós-graduação em Educação-UNESP-Presidente Prudente de 2013-2016. Atualmente é docente-pesquisador do Programa de Pós-graduação em Educação e do Departamento de Educação Física da UNESP-Presidente Prudente. Tem experiência de pesquisa e ensino na área da Psicologia do Desenvolvimento, Psicologia da Educação e Social, como também sobre a escola e a educação escolar no processo de formação e desenvolvimento humano. Na área da Educação Física tem experiência em Educação Física Escolar, Psicomotricidade, além de experiência em metodologia de pesquisa social em educação. Orienta projetos de pesquisa nas respectivas áreas e ênfases, com experiência em metodologias de intervenção ludo-pedagógicas, jogos interativos e cooperativos e processos grupais. Pesquisa temas relacionados a Escola, Educação Escolar e desenvolvimento humano, Processos de ensino-aprendizagem e Intervenções ludo-pedagógicas na Educação Infantil e Ensino Fundamental. Para a concretização de suas atividades de ensino, pesquisa e extensão, toma como referencial teórico-filosófico e metodológico o materialismo histórico dialético e as contribuições da teoria histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica.

Alan Alberto Ferreira, UNESP - Presidente Prudente

Formado em psicologia pela Faculdade Educacional de Araçatuba e Pós-Graduando em psicomotricidade, educação e aprendizagem pela universidade do oeste paulista (UNOESTE). Esta inscrito no CRP: 06/129032. Realiza trabalhos voluntários na Escola Estadual José Arantes Terra, na Fundação Casa e no Creas da cidade de Araçatuba, atua profissional e voluntariamente na área da educação e psicologia clínica, através de palestras, trabalhos psicoterapêutico de grupos e individuais em crianças diagnosticadas com problemas atinentes aos processos educativos. É membro do grupo de estudo e pesquisa em psicologia histórico cultural na Unesp de Presidente Prudente e na Unesp de Marília.

Downloads

Publicado

2020-01-08

Como Citar

Zago, L. H., da Silva, N. S., Nunes, R. L., Viotto Filho, I. T., & Ferreira, A. A. (2020). O surgimento da ciência: a constituição de uma nova visão de mundo. Disciplinarum Scientia | Ciências Humanas, 20(2), 211–224. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumCH/article/view/3025

Edição

Seção

Artigos