Investigando etnografia em pesquisas sobre letramentos acadêmicos

Autores

  • Amanda Pretto
  • Désirée Motta-Roth

Resumo

A academia pode ser vista como o conjunto de diferentes disciplinas, cada uma delas funcionando como uma comunidade de prática que promove condições para o desenvolvimento dos letramentos acadêmicos. Para investigar esses letramentos, é preciso ir além do texto, investigando, também, o contexto e a perspectiva dos participantes a respeito das suas próprias práticas letradas. Essas interpretações particulares podem ser estudadas por meio do uso de uma abordagem etnográfica de pesquisa. Neste trabalho, objetiva-se fazer uma revisão de literatura recente sobre etnografias de pesquisas em letramentos acadêmicos. Para atingir tal objetivo são feitas duas perguntas: 1) Como diferentes autores definem letramentos acadêmicos?; e 2) Quais instrumentos são adotados em etnografias de práticas de letramentos?. O corpus é composto por artigos publicados, entre os anos de 2013 e 2015, em oito periódicos internacionais sobre escrita acadêmica. Foram selecionados artigos de natureza empírica com ocorrência do termo “etnografia” (“ethnography” e suas variações) no texto ao menos três vezes e com termos relativos à “escrita acadêmica”. Os resultados mostram que pesquisadores que usam uma perspectiva etnográfica definem letramentos acadêmicos como ler e escrever como práticas sociais envolvidas em disciplinas específicas e que, em sua maioria, usam entrevistas para compreender o contexto investigado e validar suas descobertas. Além disso, pesquisadores experientes, de diferentes áreas, são os participantes e informantes centrais em etnografias de práticas de letramentos acadêmicos.

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Como Citar

Pretto, A., & Motta-Roth, D. (2019). Investigando etnografia em pesquisas sobre letramentos acadêmicos. Disciplinarum Scientia | Ciências Humanas, 19(2), 303–316. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumCH/article/view/2927

Edição

Seção

Artigos