Os novos rumos familiares e a escola diante de tais perspectivas

Autores

  • Marcos Antunes Kopstein Universidade Franciscana (UFN)
  • Diego Carlos Zanella Universidade Franciscana (UFN)

Resumo

Demonstram-se neste ensaio aspectos concernentes aos novos rumos familiares que ensejam a construção dos mais variados conceitos de estrutura familiar na sociedade brasileira. A noção de família no Brasil foi sofrendo mudanças e sendo redefinida desde a emancipação da mulher e sua entrada no mercado de trabalho, formando, assim, as mais diferentes entidades familiais, como as famílias mono e pluriparentais, família paralela e a homoafetiva. Ademais, torna-se relevante relatar que diante disso, que a escola exerce papel fundamental frente aos seus estudantes para a exposição desses diferentes tipos de estruturas parentais e no esclarecimento do respeito e tolerância às diferenças. Logo, investiga-se a importância e como se aborda os mais diferentes tipos de estrutura familiar no ambiente escolar, para, assim, combater preconceitos e desenvolver a dignidade humana plenamente. Destarte, este artigo tem por base metodológica a análise da legislação pátria e por referencial bibliográfico, livros e artigos científicos.

Biografia do Autor

Marcos Antunes Kopstein, Universidade Franciscana (UFN)

Mestrando em Ensino de Humanidades e Linguagens (MEHL), da Universidade Franciscana (UFN). Bacharel em Direito. Especialista em Direito do Trabalho.Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Diego Carlos Zanella, Universidade Franciscana (UFN)

Doutor em Filosofia. Professor do Curso de Filosofia e do Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens (MEHL), da Universidade Franciscana (UFN).

Downloads

Publicado

2019-06-18

Como Citar

Kopstein, M. A., & Zanella, D. C. (2019). Os novos rumos familiares e a escola diante de tais perspectivas. Disciplinarum Scientia | Ciências Humanas, 20(1), 117–131. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumCH/article/view/2673

Edição

Seção

Artigos