Inclusão educacional: a abordagem histórico-cultural de Vygotsky

Autores

  • Mariza Gorette Seeger
  • Marcele Pereira da Rosa Zucolotto

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar a inclusão educacional à luz da perspectiva histórico-cultural de Vygotsky, observando seu caráter educativo, interativo e inclusivo. Por meio de uma pesquisa bibliográfica, o estudo traz algumas considerações relevantes acerca da teoria histórico-cultural vygotskiana, bem como sobre questões referentes ao interacionismo vygotskiano, estabelecendo conexões com o contexto da inclusão educacional a fim de poder identificar os desafios à construção de um processo inclusivo no ensino regular. Para análise e discussão do artigo, utilizou-se dos seguintes materiais bibliográficos: “Vygotsky. Uma perspectiva histórica”, de autoria de Rego, T. C. R. (2002) e “A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores”, de Vygotsky, L. S. (1998), textos que abordam relevantes aspectos da teoria vygotskiana fornecendo, assim, importantes contribuições ao trabalho. Quanto aos resultados, restou evidente que a concretização do processo educacional inclusivo requer a preparação de todos os envolvidos nestas atividades, destacando para a relevante atuação do professor-mediador. Ressalta-se, ainda, que o estudo não esgota as possibilidades de aprofundamento do tema em questão por conta da necessidade constante de melhores sugestões e abordagens acerca da efetivação da inclusão educacional.

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Como Citar

Seeger, M. G., & Zucolotto, M. P. da R. (2018). Inclusão educacional: a abordagem histórico-cultural de Vygotsky. Disciplinarum Scientia | Ciências Humanas, 19(1), 139–148. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumCH/article/view/2573

Edição

Seção

Artigos