Terapia cognitivo-comportamental e regulação emocional na adolescência

Autores

  • Luciana Stefano
  • Guilherme Corrêa

Resumo

O presente artigo tem como objetivo debater conceitualmente as possíveis contribuições da terapia cognitivo-comportamental na regulação emocional em adolescentes. Na adolescência, a vivência de emoções pode ocorrer de maneira muito intensa, o que pode gerar a necessidade de auxílio no desenvolvimento desse processo. Nesse ponto, a terapia cognitivo-comportamental possui diversas estratégias que podem contribuir com resultados de êxito na regulação emocional, variando conforme o paciente e a situação. A pesquisa se justifica pela contemporaneidade do tema, além da expectativa de contribuir para o âmbito acadêmico. O método de pesquisa empreendido segue natureza narrativa qualitativa, com base em uma pesquisa bibliográfica narrativa. Foram utilizados livros e artigos científicos publicados entre 2012 e 2017, sendo que estes foram buscados nas bases do Google Acadêmico e BVS-psi, em que foram utilizados os descritores: regulação emocional, terapia cognitivo-comportamental e adolescência. De acordo com os dados encontrados na bibliografia, foi possível concluir que a regulação das emoções é um processo importante para a vida em sociedade, para o incentivo de relações sociais, e seu papel na adolescência é fundamental para a expressão saudável das emoções e o manejo de condutas impulsivas.

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Como Citar

Stefano, L., & Corrêa, G. (2018). Terapia cognitivo-comportamental e regulação emocional na adolescência. Disciplinarum Scientia | Ciências Humanas, 19(1), 25–37. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumCH/article/view/2564

Edição

Seção

Artigos