Educador geográfico: o estágio curricular supervisionado sobre a dimensão do ensino, da pesquisa e da extensão

Autores

  • Bruno Mezzalira Valentim
  • Luciane Hauenstein Gehm
  • Ail Conceição Meireles Ortiz
  • Gislaine Mocelin Auzani

Resumo

O ensino, no espaço acadêmico, compreende o palco de processos formativos à docência, que se dão diante da articulação produtiva entre fundamentos epistemológicos e práticos, operacionalizados de forma a prover condições pedagógicas para a construção de conhecimentos e habilidades necessários à formação de competências técnicas e humanas, com vistas à composição da profissão docente. O presente estudo buscou analisar a estrutura e a dinâmica propostas pelo Projeto Pedagógico do Curso de Geografia do Centro Universitário Franciscano, para o componente curricular Estágio Supervisionado, sobre as dimensões do ensino, da pesquisa e da extensão. O percurso da investigação se deu sobre uma abordagem qualitativa, na qual o tipo de pesquisa se manifestou bibliográfica. Como resultado, buscou-se elencar as ações desenvolvidas nos componentes curriculares relacionados ao Estágio Supervisionado, o qual abrangeu atividades que, sobre uma análise direcionada pela articulação das três dimensões da educação superior - o ensino, a pesquisa e a extensão - poderão ser apresentadas de forma a evidenciar estas conexões. Portanto, as ações formativas, em ambiência acadêmica, avançam para a qualificação de futuros profissionais na área da educação geográfica.

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Como Citar

Valentim, B. M., Gehm, L. H., Ortiz, A. C. M., & Auzani, G. M. (2018). Educador geográfico: o estágio curricular supervisionado sobre a dimensão do ensino, da pesquisa e da extensão. Disciplinarum Scientia | Ciências Humanas, 18(2), 327–343. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumCH/article/view/2333

Edição

Seção

Artigos