A formação continuada de professores e os impactos da base nacional comum curricular: um olhar crítico para a reforma do Ensino Médio

Autores

  • Janete Correia Vargas
  • Isis Moraes Zanardi
  • Eliane Aparecida Galvão dos Santos
  • Fernanda Marquezan

Resumo

Este artigo é resultado de estudos realizados no contexto do curso do mestrado de Humanidades e Linguagens do Centro Universitário Franciscano. O objetivo é discutir a formação continuada de professores da Educação Básica referente à etapa do Ensino Médio, de modo a explicitar os possíveis impactos da Base Nacional Comum Curricular nas políticas educacionais e a necessidade de investimentos na formação docente. Metodologicamente, optou-se pela abordagem qualitativa caracterizada por uma pesquisa do tipo bibliográfica. Como resultado, apresenta-se uma proposta de formação continuada para professores que atuam no Ensino Médio a partir do modelo interativo-reflexivo. Conclui-se que as propostas de formação continuada precisam ter como premissa a valorização dos saberes dos professores. Assim, eles terão a possibilidade de formar grupos de apoio e de estudos, de modo que possam lidar com situações decorrentes das demandas da profissão.

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Como Citar

Vargas, J. C., Zanardi, I. M., Santos, E. A. G. dos, & Marquezan, F. (2018). A formação continuada de professores e os impactos da base nacional comum curricular: um olhar crítico para a reforma do Ensino Médio. Disciplinarum Scientia | Ciências Humanas, 18(2), 429–443. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumCH/article/view/2331

Edição

Seção

Artigos