Ludicidade e formação de professores nos cadernos pedagógicos do PIBID UNIFRA

Autores

  • Aline Preuss Freitas Ferreira
  • Noemi Boer
  • Fernanda Figueira Marquezan

Resumo

No presente estudo, busca-se investigar em que medida o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) contribui para a formação lúdica dos bolsistas do Centro Universitário Franciscano. Para essa finalidade, realizou-se um levantamento dos artigos publicados nos Cadernos Pedagógicos do PIBID institucional, no período de 2014 a 2015. O corpus da pesquisa é composto por 19 artigos, sendo 11 publicados em 2014 e 8 em 2015.  O estudo é exploratório e a análise é de abordagem qualitativa. No tratamento dos dados, os artigos foram categorizados por curso, nível de ensino, público privilegiado e temas trabalhados. Os objetivos dos trabalhos relatados foram analisados nas categorias: conceituais, procedimentais e atitudinais.  Constatou-se que os aspectos lúdicos são contemplados nas atividades promovidas pelos Subprojetos nas escolas o que contribui para a formação lúdica dos bolsistas. No entanto, os dados apontam que essa formação precisa ser incentivada como metodologia de ensino que possibilita aprendizagens significativas e prazerosas.

Downloads

Como Citar

Ferreira, A. P. F., Boer, N., & Marquezan, F. F. (2018). Ludicidade e formação de professores nos cadernos pedagógicos do PIBID UNIFRA. Disciplinarum Scientia | Ciências Humanas, 18(2), 345–364. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumCH/article/view/2327

Edição

Seção

Artigos