Desenvolver conteúdos e explorar Inteligências Múltiplas na formação de professores de Geografia

Autores

  • Sandra Beatriz de Andrade Cardozo
  • Thiéli Paines Descovi
  • Letícia Medianeira Guimarães
  • Elidiane Mayer
  • Elsbeth Léia Spode Becker

Resumo

O artigo descreve uma proposta pedagógica mostrando ao professor em formação diferentes ideias e sugestões para desenvolver conteúdos curriculares habituais, empregando estratégias criativas e estimulando Inteligências Múltiplas, especialmente, escrita, verbal e cinestésico-corporal. A proposta pedagógica tem o objetivo de contextualizar a vida e a obra de Humboldt, La Blache e Milton Santos e contribuir para a renovação do ensino da Geografia. Para encaminhá-la, foi necessário buscar alternativas didáticas por meio dos objetivos específicos: elaborar o roteiro e gravar um vídeo com uma abordagem facilitadora e usá-lo como instrumento instigador na discussão do conteúdo inerente à epistemologia da Geografia. A metodologia partiu da revisão bibliográfica e da recriação do conhecimento científico já construído e consolidado por geógrafos de diferentes épocas, Humboldt, La Blache e Milton Santos, permitindo uma releitura facilitadora e de comunicação. A fundamentação teórica foi utilizada para construir os diálogos entre os três grandes pensadores, tornando-os contemporâneos, mas não deixando de abordar suas formas peculiares de fazer Geografia, por meio de suas pesquisas e, também, contextualizando suas vivências e biografias.

Downloads

Como Citar

Cardozo, S. B. de A., Descovi, T. P., Guimarães, L. M., Mayer, E., & Becker, E. L. S. (2018). Desenvolver conteúdos e explorar Inteligências Múltiplas na formação de professores de Geografia. Disciplinarum Scientia | Ciências Humanas, 18(2), 295–309. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumCH/article/view/2324

Edição

Seção

Artigos