Desenvolvimento profissional docente: um estudo sobre identidade docente e formação de professores

Autores

  • Tamila Vasconcelos Maciel
  • Greice Scremin

Resumo

Com este trabalho objetiva-se refletir acerca do desenvolvimento profissional dos professores com base nos conceitos de identidade e formação docente. Para isso, optou-se por uma metodologia de abordagem qualitativa de cunho bibliográfico, desenvolvida a partir dos procedimentos caracterizando um estudo de estado da arte. A base de busca de artigos foi o site Scielo a partir dos descritores: Formação de professores e Identidade docente, no período de 2011 a 2016. Foram identificadas duas categorias: Complexidade e constituição da formação de professores e Identidade docente e seus elementos constitutivos. Conclui-se, com este estudo que as temáticas sobre formação de professores e identidade docente se colocam como temas inesgotáveis e é sempre instigadora na educação, por esse motivo, a reflexão a respeito da formação e do exercício docente exige uma relação intrínseca com o contexto social, seus valores e tensões, explicitando a constante atualidade de sua discussão. Assim a formação de professores e as identidades docentes precisam ser pensadas baseadas nas transformações da sociedade, contudo, esse processo é um constante desafio.

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Como Citar

Maciel, T. V., & Scremin, G. (2017). Desenvolvimento profissional docente: um estudo sobre identidade docente e formação de professores. Disciplinarum Scientia | Ciências Humanas, 18(1), 137–153. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumCH/article/view/2181

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Artigos