As ciências da natureza nos registros de escolares dos anos iniciais: temas abordados e recursos utilizados

Autores

  • Rita de Cássia Borges
  • Rosemar de Fátima Vestena
  • Elenize Rangel Nicoletti

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar quais os conteúdos e recursos didáticos foram utilizados por uma docente para ensinar ciências a uma turma de segundo ano dos anos inicias do ensino fundamental da região central do estado do Rio grande do Sul. O período de análise foi de 99 dias letivos do primeiro semestre de 2012. Como metodologia de pesquisa, utilizou-se da abordagem quali-quantitativa, a partir de um estudo descritivo-exploratório. Para a coleta de dados foi utilizado uma pesquisa documental nos materiais didáticos dos escolares (caderno, avaliações e livro didático). Constatou-se que as Ciências da Natureza ocuparam pouco espaço no currículo dos escolares e quando inclusa apresentaram-se geralmente desarticuladas das demais áreas do conhecimento. Quanto aos recursos utilizados, evidenciou-se que diferentes alternativas didáticas foram utilizadas para abordar conteúdos de ciências, porém em projetos ou intervenções pontuais. Contudo, se a frequência e a qualidade das aulas de Ciências da Natureza continuarem de modo pontual, com abordagens metodológicas tradicionais e com recursos didáticos pouco inovadores, a formação científica dos estudantes permanecerá precária.

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Como Citar

Borges, R. de C., Vestena, R. de F., & Nicoletti, E. R. (2017). As ciências da natureza nos registros de escolares dos anos iniciais: temas abordados e recursos utilizados. Disciplinarum Scientia | Ciências Humanas, 18(1), 97–115. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumCH/article/view/2179

Edição

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Artigos