(Re)significando o papel da espiritualidade na prática dos gestores

Autores

  • Isabel Sousa Araújo
  • Arlei Peripoli

Resumo

Pensa-se em uma educação que contemple a organização das experiências que os seres humanos realizam cotidianamente, sejam elas pessoais ou sociais, também vista como elemento essencial para a formação e constituição da personalidade humana. O ser humano vive constantes desequilíbrios. Desequilíbrios estes, que levam as pessoas a crise e, por vezes, a perda de sentido da vida. E a espiritualidade vem colaborar com o ser humano na busca desse sentido que é essencial para a realização pessoal e profissional. Neste artigo se aliam gestão e espiritualidade, porque, quando em uma instituição os valores são tidos como essenciais, as relações se tornam possíveis, as pessoas vivem mais felizes e expressam esta felicidade em seu modo de ser e fazer. Vislumbram esta realidade como se fosse dois mundos distintos, mas, por serem distintos, têm uma relação entre si. Isso é pensar na qualidade dos resultados, na realização pessoal, sendo esse o papel do gestor escolar. O artigo é de abordagem qualitativa e pesquisa bibliográfica, pois objetiva apresentar a partir da reflexão, a (re)significação do papel da espiritualidade na prática dos gestores, estes como mediadores do conhecimento. Percebeu-se, a partir da pesquisa que, refletir sobre espiritualidade na prática dos gestores se faz necessário e que a prática da gestão compartilhada se fundamenta na espiritualidade visando assim uma educação mais humana e equânime a todos.

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Como Citar

Araújo, I. S., & Peripoli, A. (2017). (Re)significando o papel da espiritualidade na prática dos gestores. Disciplinarum Scientia | Ciências Humanas, 18(1), 77–95. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumCH/article/view/2178

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Artigos