Registros de indisciplina e queixas escolares sobre adolescentes: uma análise documental

Autores

  • Daniele de Almeida Machado
  • Josiane Lieberknecht Wathier Abaid

Resumo

O presente estudo investiga os registros de indisciplina e queixas escolares a respeito do comportamento dos adolescentes. Apresenta dados referentes às ocorrências mais frequentes de indisciplina e às providências adotadas pela escola. Tais registros compõem o acervo documental de uma escola de Ensino Fundamental, localizada no interior do Rio Grande do Sul, a qual foi selecionada para esta pesquisa. Realizou-se uma análise documental para verificar quais foram as principais queixas e observações dos professores e equipe diretiva sobre os alunos da referida escola no período entre 2010 a 2013. O estudo compõe-se de uma amostra aleatória simples de 209 registros de ocorrência sobre 69 alunos do 6º ao 9º ano escolar. Entre os resultados da pesquisa, as queixas puderam ser divididas em: comportamentos não esperados ou indisciplina; conflitos familiares e baixo rendimento escolar. Os autores das queixas foram, sobretudo, o Serviço de Orientação Educacional da escola e os professores de idiomas e de matemática. Quanto às providências tomadas em cada caso, as categorias foram: resolução interna na escola; envolvimento dos responsáveis e encaminhamento para outros serviços. Percebeu-se que os professores tendem a encaminhar os alunos para a equipe diretiva e orientação educacional, sem conceder aos estudantes o direito ao exercício da autonomia, quanto à resolução do conflito. Discute-se a importância de conhecer o perfil das queixas escolares sobre os adolescentes e a necessidade de empregar técnicas mediativas dentro da escola, para fortalecer a autonomia dos alunos, primando por condutas responsáveis.

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Como Citar

Machado, D. de A., & Abaid, J. L. W. (2016). Registros de indisciplina e queixas escolares sobre adolescentes: uma análise documental. Disciplinarum Scientia | Ciências Humanas, 16(1), 13–26. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumCH/article/view/1837

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Artigos