Projetos de trabalho na educação infantil: gostos e descobertas para uma alimentação saudável

Autores

  • Joseane Miller
  • Greice Scremin
  • Mônica Santin

Resumo

Neste trabalho o objetivo foi registrar e refletir acerca das memórias pedagógicas vivenciadas no contexto de uma turma de educação infantil de uma escola privada, situada no centro da cidade de Santa Maria, RS. A proposta pedagógica desenvolvida fez parte do Estágio de Apoio Pedagógico (PME 302), do curso de Pedagogia, do Centro Universitário Franciscano. A proposta envolveu a reflexão sobre possibilidades educativas emergentes das práticas de estágio onde foram trabalhadas a abordagem e discussões dos assuntos relacionados à alimentação saudável, que ampliaram os conhecimentos das crianças sobre o tema. Como opção metodológica, optou-se por um estudo de abordagem qualitativa, de cunho bibliográfico aliado ao método autobiográfico.  Para tanto, o desenho metodológico contribuiu para a compreensão dos dados emergentes da prática de estágio em relação aos referencias teóricos pesquisadas. Foi possível compreender a importância do papel do pedagogo na formação alimentar das crianças, bem como destacar-se a pertinência das práticas pedagógicas vinculadas a tal projeto por permitirem aprimorar e ampliar o menu dos gostos infantis, encorajando as crianças a experimentarem novos sabores, através da organização de um ambiente tranquilo, acolhedor e afetivo.

Downloads

Como Citar

Miller, J., Scremin, G., & Santin, M. (2016). Projetos de trabalho na educação infantil: gostos e descobertas para uma alimentação saudável. Disciplinarum Scientia | Ciências Humanas, 15(2), 193–206. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumCH/article/view/1779

Edição

Seção

Artigos