Cartografia e sensoriamento remoto para o ensino da Geografia do lugar - Santa Maria, RS, Brasil

Autores

  • Glauco dos Santos Martins
  • Elsbeth Léia Spode Becker

Resumo

Este trabalho objetivou apresentar um roteiro didático para o uso da cartografia e do sensoriamento remoto, como instrumento de análise da paisagem, focando o ensino de Geografia na Educação Básica. A metodologia consistiu num primeiro momento do levantamento bibliográfico, contemplando a temática proposta, para fundamentar a construção do referencial teórico. Num segundo momento, delimitou-se o recorte espacial da paisagem (local) a partir de imagens de satélite e fotos aéreas do município de Santa Maria - RS para a elaboração dos recursos cartográficos. Posteriormente, na construção do roteiro didático com quatro Sequências Didáticas - SDs -, aliou-se técnicas da metodologia tradicional e do ensino de cartografia aos novos recursos, para aproximar o estudo/análise do espaço à realidade dos estudantes da Educação Básica. A partir das SDs aqui propostas, infere-se que o uso de recursos tecnológicos e visuais no ensino de Geografia, auxilia o educando na compreensão do lugar e proporciona a sua inserção em ambientes interativos, o que torna as aulas de Geografia mais dinâmicas, favorece a participação do aluno em sala, contribui para a sua aprendizagem e consequentemente melhora a qualidade da educação.

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Como Citar

Martins, G. dos S., & Becker, E. L. S. (2016). Cartografia e sensoriamento remoto para o ensino da Geografia do lugar - Santa Maria, RS, Brasil. Disciplinarum Scientia | Ciências Humanas, 15(2), 143–160. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumCH/article/view/1776

Edição

Seção

Artigos