Uma perspectiva de ensino da língua portuguesa baseada nos fundamentos da sociolinguística

Autores

  • Francisca Brasil Fagundes Neta
  • Célia Helena de Pelegrini Della Méa

Resumo

O atual trabalho com a língua portuguesa nas escolas brasileiras focaliza, com raras exceções, o ensino da língua numa visão prescritivista, fortalecendo a proposta opressora e menos libertadora na relação ensino-aprendizagem. Considerando o contexto escolar atual e o ensino de língua materna, o professor, no seu trabalho docente, necessita adotar um ensino da língua mais funcional do que estruturalista-formal; tal atitude é importante para uma escola que serve às camadas diversas que constituem a escola de hoje. Diante desse quadro escolar, o que se enfatiza nesta pesquisa é uma perspectiva de ensino que priorize as várias funções que a língua exerce na sociedade, ou seja, propõe-se o reconhecimento da diversidade linguística existente em qualquer comunidade de falantes. Isso se constitui numa proposta dinamizadora e inovadora para um ensino de língua portuguesa nas escolas. Os Parâmetros Curriculares Nacionaisjápreconizam o ensino da variação linguística desde as séries fundamentais, entretanto nãoéuma tarefa adequadamente cumprida atéo momento. Como forma de comprovação empírica desta proposição de ensino da língua portuguesa, 30 alunosde uma escola de Santa Maria/RS, da 5ª série, 6º ano, do Ensino Fundamental, foram instigados a trabalharem com gêneros textuais, cuja característica principal era apresentar variações linguísticas ligadas ao meio sociocultural dos falantes. Os alunos não só interpretaram como também produziram textos que apresentavam tanto a língua padrão como a coloquial. Os resultados comprovaram a eficácia do ensino por intermédio do trabalho com os conhecimentos ligados à sociolinguística, já que os alunos conseguiram transpor os conhecimentos adquiridos para outras produções textuais escolares.

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Como Citar

Neta, F. B. F., & Della Méa, C. H. de P. (2016). Uma perspectiva de ensino da língua portuguesa baseada nos fundamentos da sociolinguística. Disciplinarum Scientia | Ciências Humanas, 15(1), 81–96. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumCH/article/view/1770

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Artigos