Imaginoteca hospitalar: uma ferramenta de simbolização

Autores

  • Vanessa Fontana da Costa
  • Camila dos Santos Gonçalves

Resumo

O brinquedo é uma importante forma de expressão infantil, usado como ferramenta de simbolização e essencial para a formação psíquica infantil. Neste artigo se objetiva refletir sobre a importância do brincar em ambiente hospitalar, como ferramenta de simbolização e expressão psíquica infantil, associando as demandas advindas da internação infantil e as práticas desenvolvidas no projeto de extensão Ludicidade em Ambiência Hospitalar: uma estratégia multidisciplinar no cuidado da criança do Centro Universitário Franciscano. Para tanto, foi realizado um levantamento bibliográfico, não sistemático, ligado aos relatos de experiências. A partir das ações realizadas pelo projeto de extensão, pode-se refletir sobre questões referentes às peculiaridades da ludicidade e do ato de brincar no ambiente hospitalar. Dentre os aspectos enfatizados neste artigo estão: a reprodução dos procedimentos médicos nas brincadeiras, o fortalecimento do vínculo entre os cuidadores e a criança e a melhor integração/comunicação do ambiente hospitalar e equipe de saúde. Além disso, foi possível perceber a fragilidade infantil no contexto de internação hospitalar, sendo esta permeada por dúvidas e desacomodações, e ainda como as famílias são afetadas, visto que precisam modificar sua rotina e suas relações neste período. Observa-se o uso de brinquedos específicos durante a internação, que reproduzem os instrumentos e procedimentos hospitalares pelos quais a criança entra em contato, estimulando assim o contato com os mesmos e amenizando seus estranhamentos e inquietações. Sendo assim, o lúdico em contexto hospitalar é de extrema importância, pois auxilia no cuidado e proporciona suporte simbólico para a criança e sua família.

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Como Citar

Costa, V. F. da, & Gonçalves, C. dos S. (2016). Imaginoteca hospitalar: uma ferramenta de simbolização. Disciplinarum Scientia | Ciências Humanas, 14(2), 311–317. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumCH/article/view/1764

Edição

Seção

Artigos