A percepção de professores sobre o bullying escolar

Autores

  • Raquel Flores de Lima
  • Márcia Elisa Jager
  • Danielle da Costa Souto
  • Carlos Alberto Decimo Martins
  • Ana Cristina Garcia Dias

Resumo

Este estudo busca conhecer a percepção de professores do ensino público estadual de Santa Maria - RS sobre o “bullying” escolar, seus fatores desencadeantes e a presença de orientações sobre como lidar com este problema durante sua formação profissional. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com dez professores, com idade entre 30 e 50 anos, que possuíam cinco anos de docência ou mais. Todos os participantes trabalhavam com crianças na faixa etária entre 10 e 14 anos. As informações foram submetidas à análise de conteúdo. Alguns professores demonstraram conhecimento sobre o “bullying”, porém não se sentem preparados para lidar com o problema e consideram que existe a necessidade de uma maior formação para a realização de ações preventivas e interventivas Os fatores destacados pelos professores como desencadeantes do “bullying” são: a mídia, as relações familiares disfuncionais e alguns aspectos sociais e culturais presentes no cotidiano dos alunos.

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Como Citar

Lima, R. F. de, Jager, M. E., Souto, D. da C., Martins, C. A. D., & Dias, A. C. G. (2016). A percepção de professores sobre o bullying escolar. Disciplinarum Scientia | Ciências Humanas, 14(2), 243–254. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumCH/article/view/1760

Edição

Seção

Artigos