A atuação dos professores de educação física da rede municipal de ensino de Santa Maria diante da educação ambiental

Autores

  • Sergio de Souza Abelin
  • Claudio Pereira de Oliveira
  • Eliza de Oliveira Rocha

Resumo

A Educação Ambiental é um tema transversal que deve ser trabalhado em todas as áreas de ensino e a Educação Física pode contribuir para a conscientização sobre a necessidade de preservação e a proteção do meio ambiente. Dessa forma, neste estudo, teve-se como objetivo verificar como os professores do Ensino Fundamental - séries finais (5a a 8a séries) das Escolas da Rede Municipal de Ensino de Santa Maria abordam o tema Educação Ambiental em suas aulas de Educação Física. A amostra foi composta por 48 professores de ambos os sexos, com idades que variam de 24 a 52 anos. Utilizaram-se um questionário semi-estruturado e uma análise quantitativa, baseada em frequência  e percentual de respostas e uma qualitativa para a interpretá-las. Constata-se que, somente onze professores não abordam o tema Educação Ambiental em suas aulas de Educação Física, devido à falta de preparo e conhecimentos específicos sobre o assunto. Não há um trabalho planejado de Educação Ambiental e, portanto, os professores atuam de  forma isolada. Nesse sentido, o tema Educação Ambiental é trabalhado pelos professores de Educação Física, especialmente, no pátio da Escola, na quadra e na sala de aula, utilizando-se, principalmente, das práticas esportivas e da recreação, além das aulas expositivas, de passeios e visitas ecológicas. Os professores enfrentam dificuldades em trabalhar o tema Educação Ambiental e essas se justificam, especialmente, pelo fato de os alunos não possuírem uma consciência ambiental formada e, em conseqüência disso, há pouco interesse sobre o assunto.

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Como Citar

Abelin, S. de S., Oliveira, C. P. de, & Rocha, E. de O. (2016). A atuação dos professores de educação física da rede municipal de ensino de Santa Maria diante da educação ambiental. Disciplinarum Scientia | Ciências Humanas, 4(1), 175–188. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumCH/article/view/1623

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Artigos