O papel de intervenção do professor no contexto de educação popular

Autores

  • Otilia da Rosa Silveira
  • Patrícia do Amaral Comarú

Resumo

Neste trabalho abordou-se a temática norteadora da ressignificação do papel intervencionista do professor, diante de um contexto complexo edesafiador de Educação Popular. A partir do referencial bibliográfico selecionado e da pesquisa de campo. realizada na Escola Marista de EnsinoFundamental Santa Marta (Santa Maria, RS). priorizou-se a realidade comunitária da Fazenda Nova Santa Marta. enquanto similar a outros, masdiferenciado pelo interesse próprio de estudar algo singular, a partir da revalorização de uma comunidade em foco. No decorrer do registro dos momentos vivenciados e, ao longo da apresentação das idéias em discussão, objetivou-se verificar a importância da intervenção do professor diante do processo educativo, especialmente das classes pºpulares, bem como em relação às consequentes inter-relações com a instituição escolar, reconhecendo a integrado valorativa entre os seus participantes ativos. A Educação Popular passou a ser entendida por sua fundamentação na realidade concreta a ser transformada, pelos movimentos sociais. por meio de um processo educativo libertador. Exige-se, por consequência, uma postura diferenciada dos professores num contexto popular. principalmente pelo comprometimento consciente de que, face à realidade desafiadora. seja preciso trabalhar vinculado com as contradições e necessidades da comunidade, ao longo do processo de renovação do próprio contexto vivenciado.

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Como Citar

Silveira, O. da R., & Comarú, P. do A. (2016). O papel de intervenção do professor no contexto de educação popular. Disciplinarum Scientia | Ciências Humanas, 3(1), 139–152. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumCH/article/view/1606

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Artigos