Educar para ecologia humana

Autores

  • Janete Rosane Roiek
  • Iraní Rupolo

Resumo

A análise da ação pedagógica do professor na formação do aluno, vista sob o enfoque da ecologia humana, é apresentada neste estudo realizado a partir de leituras de diversos autores que tratam do assunto. Fez-se uma pesquisa, com sondagem e diagnóstico do ambiente escolar, procurando refletir sobre o ser humano e seu processo histórico/cultural e educacional e oferecer suporte teórico à prática educativa. Constatou-se que a educação, para a ecologia humana, é um tema pouco abordado no contexto escolar e que o próprio significado da ecologia se restringe à idéia de preservação da natureza. O professor, como mediador do conhecimento, deve contribuir para a formação da consciência crítica de seus educandos e tem um papel fundamental na educação para a ecologia humana.

Downloads

Como Citar

Roiek, J. R., & Rupolo, I. (2016). Educar para ecologia humana. Disciplinarum Scientia | Ciências Humanas, 2(1), 143–154. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumCH/article/view/1591

Edição

Seção

Artigos