O ensino da história: o olhar do aluno

Autores

  • Marta Valquíria Winch
  • Elisabeth Weber Medeiros

Resumo

Neste artigo apresenta-se numa investigação acerca do ensino da História nas escolas estaduais de Ensino Fundamental do município de Santa Maria. A pesquisa teve como objetivo salientar a visão do aluno sobre o desenvolvimento da disciplina de História, abordando diferentes aspectos como objetivos, função, conteúdos, relação com a realidade, dinâmica das aulas, avaliação, construção da cidadania e interdisciplinaridade. Foram entrevistados alunos da 7ª e 8ª séries que freqüentam escolas públicas estaduais. Pelo estudo e análise das entrevistas, foi possível perceber, de forma mais concreta, os problemas que permeiam o ensino da História, sua compreensão na visão dos alunos e os aspectos que necessitam maior atenção por parte dos professores do Ensino Fundamental. Os resultados apontam situações e formas que poderiam contribuir para tornar a aula de História não só um momento de prazer, mas também algo vivo, contemporâneo e significativo, que possibilitasse ao aluno a compreensão e leitura da realidade.

Downloads

Como Citar

Winch, M. V., & Medeiros, E. W. (2016). O ensino da história: o olhar do aluno. Disciplinarum Scientia | Ciências Humanas, 2(1), 37–48. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumCH/article/view/1584

Edição

Seção

Artigos