TV e seus atores: o jeito de comunicar da TV UNIFRA

Autores

  • Michelli Taborda
  • Morgana Hamester
  • Sibila Rocha

Resumo

Investigam-se os contratos de leitura dos atores sociais (âncoras) de dois programas da grade de programação da TV UNIFRA. Busca-se mapear as marcas representativas do personagem/ator/apresentador/comunicólogo da TV UNIFRA, entendendo-o como uma “peça” fundamental na circulação dos objetos midiáticos. As bases teóricas refletem os fundamentos que explicam os papéis de jornalista âncora e apresentador, podendo ser diferenciados pelas funções que exercem. A partir deste cenário a questão norteadora do trabalho é: que marcas semânticas dois apresentadores de programas da TV UNIFRA estabelecem nos seus papéis de apresentadores/âncoras? Tem-se como objetivo compreender o modo como âncoras expressam marcas discursivas nas apresentações de programas. O percurso metodológico selecionou as seguintes categorias para analisar estas marcas discursivas: cenário, identidade e tematizações. Deste conjunto de dados, identificou-se que pode haver diferenciações no modo de ancorar um programa de televisão. No caso específico dos programas analisados da TV Unifra - Contra Ponto e Stúdio Cultural - os apresentadores foram classificados como “bricoleur” e “flâneur”, conceitos de Levi-Strauss (1989) e Walter Benjamim (2009) respectivamente.

Downloads

Publicado

2016-03-10

Como Citar

Taborda, M., Hamester, M., & Rocha, S. (2016). TV e seus atores: o jeito de comunicar da TV UNIFRA. Disciplinarum Scientia | Artes, Letras E Comunicação, 15(1), 1–15. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumALC/article/view/826

Edição

Seção

Artigos