Solução formal e funcional para proteção solar em projetos arquitetônicos

Autores

  • Mariana Townsend
  • Liése Basso Vieira

Resumo

No presente trabalho teve-se como objetivo realizar um levantamento teórico e proposição de um anteprojeto arquitetônico para um Centro de Desenvolvimento Infantil. A primeira infância constitui investimento social, pois é de zero a seis anos de idade que a criança estabelece a arquitetura cerebral que lhe permitirá aprender, sentir, relacionar-se, comportar-se e desenvolver-se ao longo da vida. O aprendizado infantil acontece de maneira diferenciada, e o espaço é um dos condicionantes que podem contribuir positivamente neste processo através da concepção arquitetônica, proporcionando a criança uma interação sinestésica e multissensorial, desenvolvendo-se de maneira dinâmica através dos brinquedos e brincadeiras próprios a idade e o espaço atuando como cenário para o uso e exploração através do imaginário infantil. Esta pesquisa classifica-se como qualitativa e de caráter exploratório. A metodologia de trabalho aplicada, dada o universo que envolve a proposta desse trabalho, deverá ser desenvolvida através da pesquisa bibliográfica e do levantamento de dados. Os estudos relacionados a implantação do Centro de Desenvolvimento Infantil, proporcionaram uma visão holística da situação dos ambientes para educação infantil no Brasil, percebendo-se a carência de espaços para este fim, e as deficiências dos ambientes existentes.

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Publicado

2016-03-10

Como Citar

Townsend, M., & Vieira, L. B. (2016). Solução formal e funcional para proteção solar em projetos arquitetônicos. Disciplinarum Scientia | Artes, Letras E Comunicação, 14(1), 79–88. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumALC/article/view/824

Edição

Seção

Artigos