Sintaxe gerativa: Reflexões para a prática pedagógica da língua portuguesa

Autores

  • Matheus Mario da Costa
  • Nilsa Teresinha Reichert Barin

Resumo

O desinteresse pelo estudo de sintaxe da língua portuguesa tem aumentado ao longo do tempo, porque a gramática tradicional, ao invés de explicar como ocorre a construção frasal, dita normas para o uso da língua. A gramática gerativa, por outro lado, preocupa-se com a questão estrutural, mostrando todas as transformações ocorridas na frase e por que são utilizadas tais estruturas a partir de um nível maior de abstração, a estrutura profunda. Com o objetivo de mostrar as vantagens da gramática gerativa na investigação da sintaxe, foi realizado um estudo comparativo com a gramática tradicional em que se analisaram duas unidades didáticas de escolas da região centro de Santa Maria – RS. A partir desses estudos, percebeu-se que a norma utiliza a semântica para classificar orações, não conseguindo explicar a construção frasal nem as relações existentes na frase. A gramática sintagmática, com base na questão estrutural, mostra por que são utilizadas tais estruturas a partir de regras de reescritura e informações teóricas que permitem descrever qualquer construção frasal da língua portuguesa, simplificando o ensino da mesma.

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Publicado

2016-03-04

Como Citar

da Costa, M. M., & Barin, N. T. R. (2016). Sintaxe gerativa: Reflexões para a prática pedagógica da língua portuguesa. Disciplinarum Scientia | Artes, Letras E Comunicação, 4(1), 125–153. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumALC/article/view/663

Edição

Seção

Artigos