Sistema de avalição contínua em uma rede de escolas de línguas

Autores

  • Adriana Macedo Nadal Maciel
  • Vera Maria Xavier dos Santos

Resumo

No primeiro semestre de 1999, uma determinada rede de escolas de línguas adotou um sistema de avaliação contínua, desenvolvido pela própria rede, para sondar a aprendizagem do aluno a partir do contexto de sala de aula e das reflexões do mesmo sobre o seu próprio processo de aprendizagem. Tal sistema utiliza, além do teste, alguns instrumentos com a finalidade de conhecer o perfil dos alunos e suas estratégias e de também estabelecer ações para que os mesmos melhorem seu desempenho. Porém, percebe-se que os professores usuários de tal método de avaliação não estão suficientemente conscientes dos princípios teóricos subjacentes a ele e. assim, não o têm usado com muita eficácia. O presente trabalho teve por objetivo explicitar os princípios subjacentes ao sistema supracitado não somente com o propósito de contribuir para que os professores, que usam a avaliação em questão, tenham mais subsídios teóricos ao aplicá-la, mas também com a intenção de desenvolver urna reflexão crítica sobre tal sistema, de forma a contribuir para que ele se tome mais explícito para os professores, resultando em uma avaliação mais eficaz. Nove professores de sete escolas localizadas cm diferentes cidades do Rio Grande do Sul responderam a questões a respeito dos instrumentos utilizados para sondagem, apontaram problemas e sugeriram ações para que o sistema fosse melhorado, indicando assim que, apesar de bem estruturado, o sistema ainda não produz uma avaliação confiável.

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Publicado

2016-03-03

Como Citar

Nadal Maciel, A. M., & Xavier dos Santos, V. M. (2016). Sistema de avalição contínua em uma rede de escolas de línguas. Disciplinarum Scientia | Artes, Letras E Comunicação, 1(1), 11–25. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumALC/article/view/621

Edição

Seção

Artigos