Variação linguística no gênero bilhete e o ensino de Língua Portuguesa
Resumo
Neste artigo, objetiva-se discutir sobre variedades linguísticas no ensino de Língua Portuguesa a alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), consideradas sob a ótica morfossintática em bilhetes produzidos por estudantes em aulas de língua portuguesa, cujo problema proposto foi: como trabalhar a variação linguística em sala de aula a partir de gêneros textuais? Para considerar sobre essa questão, avaliou-se a relação morfossintática entre a variedade da língua e a língua padrão no gênero bilhete, produção realizada por um grupo de alunos do sétimo ano da Educação de Jovens e Adultos (EJA), de uma escola de Santa Maria/ RS. Os resultados colaboram para a notificação e a importância do trabalho com a variação linguística em sala de aula, especialmente pelos professores de Língua Portuguesa. O levantamento dos dados foi baseado em teóricos da área, como Bagno (1999), Marcuschi (2008) e Duarte (2016), em especial, que trabalham com o estudo da variação e sua enorme importância social.
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