Variação linguística no gênero bilhete e o ensino de Língua Portuguesa

Autores

  • Daniela de Fátima de Oliveira
  • Nilsa Reichet Barin

Resumo

Neste artigo, objetiva-se discutir sobre variedades linguísticas no ensino de Língua Portuguesa a alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), consideradas sob a ótica morfossintática em bilhetes produzidos por estudantes em aulas de língua portuguesa, cujo problema proposto foi: como trabalhar a variação linguística em sala de aula a partir de gêneros textuais? Para considerar sobre essa questão, avaliou-se a relação morfossintática entre a variedade da língua e a língua padrão no gênero bilhete, produção realizada por um grupo de alunos do sétimo ano da Educação de Jovens e Adultos (EJA), de uma escola de Santa Maria/ RS. Os resultados colaboram para a notificação e a importância do trabalho com a variação linguística em sala de aula, especialmente pelos professores de Língua Portuguesa. O levantamento dos dados foi baseado em teóricos da área, como Bagno (1999), Marcuschi (2008) e Duarte (2016), em especial, que trabalham com o estudo da variação e sua enorme importância social.

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Como Citar

Oliveira, D. de F. de, & Barin, N. R. (2018). Variação linguística no gênero bilhete e o ensino de Língua Portuguesa. Disciplinarum Scientia | Artes, Letras E Comunicação, 18(1), 45–57. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumALC/article/view/2445

Edição

Seção

Artigos