O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO GEOMÉTRICO E AS CONTRIBUIÇÕES DOS RECURSOS DIDÁTICOS NO ESTUDO DOS QUADRILÁTEROS

Autores

  • Roselene Alves Amâncio Universidade Federal de Minas Gerais
  • Eliane Scheid Gazire Pontifícia Universidade Católica (PUC), Minas Gerais

Resumo

A pesquisa aqui apresentada foi realizada com alunos do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola particular de Belo Horizonte. O trabalho foi embasado nas teorias propostas por Pais (1996, 2000) e Fischbein (1993) para compreender o desenvolvimento do pensamento geométrico; e também nos trabalhos de Fiorentini e Miorim (1990) e Lorenzato (2006) para identificar como os recursos didáticos podem contribuir para aprendizagem da geometria.  Neste artigo, focalizamos a análise de duas atividades que utilizaram recursos distintos: a dobradura e o geoplano de madeira. As atividades foram propicias para que os alunos construíssem os conceitos abordados e também para que fossem refinadas e aprofundadas algumas propriedades dos quadriláteros estudadas anteriormente. A pesquisa mostra que a utilização dos recursos didáticos aliados a uma reflexão intelectual sobre a experiência realizada é fundamental para o aprendizado da Geometria.

Biografia do Autor

Roselene Alves Amâncio, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora de Matemática do Centro Pedagógico da UFMG.

Eliane Scheid Gazire, Pontifícia Universidade Católica (PUC), Minas Gerais

Doutora em Educação. Professora do Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática Pontifícia Universidade Católica (PUC), Minas Gerais.

Downloads

Publicado

2015-12-04

Como Citar

Amâncio, R. A., & Gazire, E. S. (2015). O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO GEOMÉTRICO E AS CONTRIBUIÇÕES DOS RECURSOS DIDÁTICOS NO ESTUDO DOS QUADRILÁTEROS. VIDYA, 35(2), 16. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/589