A TEORIA MICROSCÓPICA DA CONDUÇÃO ELÉTRICA ESTUDADA POR MEIO DE UM ANÁLOGO MECÂNICO

Autores

  • Renato Fumagalli Miranda Núcleo de Tecnologia Educacional da 8a CRE/SEDUC/RS
  • Anderson Luiz Ellwanger Centro Universitário Franciscano
  • Gilberto Orengo Centro Universitário Franciscano - Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIMAT)

Resumo

Neste trabalho é descrito o desenvolvimento e aplicação de uma atividade didática de ensino que utiliza analogia para auxiliar na aprendizagem dos conceitos envolvidos na teoria microscópica da condução elétrica. Este é um fenômeno no nível atômico e de difícil compreensão por métodos tradicionais. A fundamentação teórica está baseada na Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel. A utilização de analogias segue o modelo TWA - Teaching-With-Analogies (Ensinando com Analogias) desenvolvido por Glynn e modificado por Harrison e Treagust. Como situação análoga à teoria microscópica da condução elétrica, foi utilizado o análogo mecânico proposto por Bagnato e Rodrigues. A análise qualitativa dos resultados da aplicação permite inferir indícios de uma compreensão expressiva do conceito estudado, bem como indicativos de uma aprendizagem significativa.

Downloads

Publicado

2015-10-02

Como Citar

Miranda, R. F., Ellwanger, A. L., & Orengo, G. (2015). A TEORIA MICROSCÓPICA DA CONDUÇÃO ELÉTRICA ESTUDADA POR MEIO DE UM ANÁLOGO MECÂNICO. VIDYA, 35(1), 12. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/555

Edição

Seção

Artigos