DIALMAKER: UM APLICATIVO GRATUITO PARA CONSTRUIR UM RELÓGIO DE SOL

Autores

  • Andressa Goulart Universidade Federal do Pampa Campus Uruguaiana
  • Eliziane Dávila EMEF Cabo Luiz Quevedo - Uruguaiana/RS
  • Carlos Maximiliano Dutra Universidade Federal do Pampa

Resumo

No presente trabalho discutimos o uso do aplicativo gratuito DIALMAKER para a produção de um modelo de Relógio de Sol que considera a latitude e longitude geográficas da localidade. O modelo de Relógio de Sol é de fácil montagem permitindo ao aluno do 3º ciclo do Ensino Fundamental realizar uma atividade prática sobre o Movimento Aparente do Sol, que é um conteúdo do programa curricular do Ensino de Ciências. Realizamos uma aplicação do modelo de Relógio de Sol do DIALMAKER com estudantes do Ensino Fundamental obtendo uma diferença média de 5 minutos entre a hora do relógio convencional e a hora verdadeira obtida pelo Relógio de Sol com a correção da Equação do Tempo.

Biografia do Autor

Carlos Maximiliano Dutra, Universidade Federal do Pampa

Graduado em Física 1995, Mestrado em Física UFRGS 1997, Doutorado em Fisica UFRGS 2001, Pós-doutorado em Astronomia na USP de 2001-2003. Atualmente Professor Adjunto Universidade Federal do Pampa Campus Uruguaiana.

Downloads

Publicado

2014-12-11

Como Citar

Goulart, A., Dávila, E., & Dutra, C. M. (2014). DIALMAKER: UM APLICATIVO GRATUITO PARA CONSTRUIR UM RELÓGIO DE SOL. VIDYA, 34(2), 12. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/52

Edição

Seção

Artigos