A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE IDÉIAS E CONCEPÇÕES DECORRENTES DESSE CAMPO DE PESQUISA

Autores

  • Elisete M. Tomazetti
  • Maria Antonia Ramos de Azevedo

Resumo

O artigo objetiva analisar a importância de um repensar criterioso dos cursos de formação de professores que, apesar de valorizarem o processo reflexivo na ação e prática dos formadores, apresentam, ainda, a idéia reducionista da aplicação de técnicas e receituários para problemas que possam surgir (tecnólogo do ensino); descaracteriza-se, dessa forma, a idéia do practicum reflexivo que se utiliza do processo reflexivo como instrumento teórico-prático, construindo, assim, seu fazer pedagógico, pautado na reflexão da sua praxis no contexto sócio-cultural em que está inserido. Os saberes docentes têm, em função disso, papel fundamental, pois podem vir a promover subsídios teórico-práticos para os professores que atuam nesses cursos, tanto no âmbito da formação inicial quanto da continuada.

Biografia do Autor

Elisete M. Tomazetti

Maria Antonia Ramos de Azevedo

Downloads

Publicado

2015-05-28

Como Citar

Tomazetti, E. M., & Azevedo, M. A. R. de. (2015). A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE IDÉIAS E CONCEPÇÕES DECORRENTES DESSE CAMPO DE PESQUISA. VIDYA, 21(38), 14. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/454

Edição

Seção

Artigos