PROCESSO FORMATIVO: CONTRIBUIÇÕES EMERGENTES DO CONTEXTO PROFISSIONAL A PARTIR DA PESSOA DO PROFESSOR

Autores

  • Patrícia do Amaral Camarú
  • Maria Antonia Ramos de Azevedo

Resumo

O propósito desta pesquisa foi revisitar os processos de (trans)formação docente, a partir do resgate das trajetórias pessoais e profissionais, evidenciando e contextualizando as interações que contribuem para o processo de formação global de cada professor. Na interação com as vozes dos sujeitos desta investigação, resgatamos trajetórias de vida, evidenciando os processos de construção docente, assim como também identificamos os elementos que fundamentam e influenciam na prática pedagógica, considerando os diferentes contextos de intervenção e formação. Sob um ponto de vista metodológico, exploramos um caminho, ao encontro da abordagem biográfica ou das histórias de vida, pela sua visão de reconstrução dialética, teórico-prática, de reflexão do pensamento sobre a própria ação ao longo do percurso vital, o que vem confirmar a sua pertinência para o presente estudo. Num movimento de reconstrução, como a realidade processual e continuada da vida vivida, procuramos apontar caminhos para ser possível apreender, cada vez com mais intensidade, os elementos da vida cotidiana do professor enquanto contribuições emergentes do próprio processo formativo.

Biografia do Autor

Patrícia do Amaral Camarú

Maria Antonia Ramos de Azevedo

Downloads

Publicado

2015-05-28

Como Citar

Camarú, P. do A., & Azevedo, M. A. R. de. (2015). PROCESSO FORMATIVO: CONTRIBUIÇÕES EMERGENTES DO CONTEXTO PROFISSIONAL A PARTIR DA PESSOA DO PROFESSOR. VIDYA, 21(38), 19. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/453

Edição

Seção

Artigos