MODELAGEM MATEMÁTICA POR MEIO DO TEMA POLUIÇÃO DO AR, DO SOLO E DAS ÁGUAS
Resumo
Neste artigo, apresentam-se resultados da pesquisa, do tipo pesquisa-ação, de abordagem qualitativa, realizada com os alunos de uma turma de oitava série do Ensino Fundamental de uma escola pública da cidade de Santa Maria, RS. No trabalho propôs-se investigar, por meio da estratégia da modelagem matemática, a possibilidade de levar os alunos a compreenderem conceitos e alguns resultados de Funções e de Estatística a partir do tema poluição do ar, do solo e das águas. Com a realização do trabalho, percebeu-se maior motivação pela disciplina e pelos conteúdos de Matemática estudados, além de uma melhora significativa no desempenho dos alunos. Em relação ao tema, os alunos tiveram a oportunidade de discuti-lo, em profundidade, conscientizando-se de sua importância, a partir da compreensão e análise das conseqüências da poluição ambiental.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA
Artes, Letras e Comunicação | Ciências da Saúde | Ciências Humanas | Ciências Naturais e Tecnológicas
Ciências Sociais Aplicadas | Thaumazein | Vidya
INDEXADA EM
Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.