POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEm DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO NUMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA INTERDISCIPLINAR

Autores

  • Maria Magália Giacomini Benini
  • Valeska Fortes de Oliveira

Resumo

Neste trabalho, desenvolvido na Linha de Pesquisa Formação de Professores do Centro de Educação da UFSM, na disciplina articuladora do Curso de Pedagogia nos Anos Iniciais e na Educação Infantil: PED I, contribuímos para essa disciplina inovadora que se constrói através do planejamento coletivo, fazendo-se compreender pelos princípios metodológicos interdisciplinares. A pesquisa está voltada ao processo de formação e autoformação do professor universitário,  através das Histórias de Vida de cinco professores em exercício docente na PED I no primeiro semestre de 2005. O trabalho investigativo possibilitou  conhecer os processos formativos e as representações desses formadores, bem como  conhecer as aprendizagens dos professores universitários e os saberes construídos nas suas  experiências vivenciadas na PED I. Sistematizamos, em resultado, a PED I como espaço/tempo de compartilhamento de saberes, de troca de experiências, de articulação disciplinar em que vai se constituindo o professor formador. Compreendemos que as experiências docentes são produtoras de saberes e que as anteriores à universidade são importantes ao exercício da docência no ensino superior. A PED I é uma experiência teórico-metodológica inovadora/ interdisciplinar que pode se constituir em processo aprendente para o formador.

Downloads

Publicado

2015-04-23

Como Citar

Benini, M. M. G., & Oliveira, V. F. de. (2015). POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEm DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO NUMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA INTERDISCIPLINAR. VIDYA, 24(42), 16. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/405

Edição

Seção

Artigos