A COLABORAÇÃO COMO ELEMENTO ESSENCIAL DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA: O CASO DO CLUBE DE MATEMÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37781/vidya.v42i1.4039

Resumo

O objetivo desse artigo, é investigar quais as contribuições da colaboração para a formação inicial de professores que fazem parte do Clube de Matemática. O referido projeto, tem como contexto a licenciatura em Matemática de uma Instituição de Ensino Superior. Na busca por respostas de como acontecem as contribuições desse espaço marcado pela ideia de colaboração para a formação docente de seus participantes, foi organizado um experimento formativo o qual perdurou de 2017 a 2019. Tal experimento, é posto aqui como caminho metodológico da pesquisa. Os resultados dão indícios, de que os licenciandos compreendem que as alterações provocadas pela reorganização dos elementos de sua atividade de ensino, e da atividade de aprendizagem dos alunos da escola parceira permitem o reconhecimento do discurso do outro. Igualmente, passam a reconhecer o que sabem, o que os outros sabem, mas também o que todos não sabem; tais atitudes derivam da busca de superação dos limites do colaborativo, bem como abrem possibilidades de desenvolvimento individual, e de transformações coletivas.

Biografia do Autor

Maria Marta da Silva, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS

Doutora em Educação Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Goiás, Mestre em Educação Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Goiás, Especialização em Matemática Superior pela Universidade Estadual de Goiás, Licenciatura Plena em Ciências - Habilitação em Matemática pela Faculdade de Educação Ciências e Letras de Quirinópolis Professora efetiva da Universidade Estadual de Goiás (RTI), atuando especificadamente na licenciatura em Matemática, professora de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental na Rede Municipal (30 anos). Professora de Matemática do Ensino Médio - Rede Estadual- (por 22 anos). Professora das Especializações: Educação, Ciências e Humanidades e Gestão e Docência na Educação Básica, ambas ofertadas pela Universidade Estadual de Goiás. Coordenadora do CluMat (Clube de Matemática) da Universidade Estadual de Goiás. Coordenadora Central dos Cursos de Matemática da Universidade Estadual de Goiás. Coordenadora Setorial do Curso de Matemática do Campus Sudoeste Sede Quirinópolis da UEG.Coordenadora de Área do Sub Projeto Pibid de Matemática da UEG (Bolsista CAPES). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre a Atividade Matemática (GeMAT- UFG). Membro da Rede GePape (FeUsp). Parecerista ad hoc de revistas cientificas. Linhas de Pesquisa: Formação de professores que ensinam Matemática; Organização do Ensino e da aprendizagem de conteúdos de Matemática na perspectiva da Teoria Histórico Cultural e Teoria da Atividade; Movimento lógico-histórico de conceitos matemáticos. 

Wellington Lima Cedro, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

Wellington Lima Cedro é Doutor em Educação (área de Ensino de Ciências e Matemática) pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP), tem mestrado em Educação pela FEUSP. Atualmente é professor do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade Federal de Goiás (IME/UFG). Atua no curso de licenciatura em Matemática e no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM/UFG), mestrado e doutorado, da UFG. É Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre a Atividade Matemática (GeMAT) do IME/UFG. Membro do GEPAPe (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Atividade Pedagógica) da FEUSP. Atual Tutor do PETMAT/UFG (2015 -??). Atual coordenador do curso de Licenciatura em Matemática da UFG. Atual vice-diretor da Regional Goiás da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (gestÃO 2019-2022). Coordendor do projeto de Clube de Matemática do IME/UFG. Membro do GT 19 da ANPED.

Downloads

Publicado

2022-05-03

Como Citar

Silva, M. M. da, & Cedro, W. L. (2022). A COLABORAÇÃO COMO ELEMENTO ESSENCIAL DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA: O CASO DO CLUBE DE MATEMÁTICA. VIDYA, 42(1), 97–114. https://doi.org/10.37781/vidya.v42i1.4039

Edição

Seção

Artigos