ENSINO DE HISTÓRIA: FONTES E LINGUAGENS PARA UMA PRÁTICA RENOVADA

Autores

  • Elisabeth Weber Medeiros

Resumo

A revolução tecnológica que atinge todos os segmentos da sociedade e a crise de paradigmas são transformações que ocorreram na segunda metade do século XX e que exigiram da escola uma maior reflexão sobre suas antigas e tradicionais práticas. Nas últimas décadas, com o surgimento na escola dos Annalles, da Nova História, a ampliação de fontes e temas para a pesquisa histórica e para as novas tecnologias a serviço da área educacional desencadeou um intenso debate sobre as questões metodológicas e estratégias que envolvem o ensino de História. Em decorrência desse aspecto, o professor de História tem diversificado o uso de novas fontes e linguagens no ensino da disciplina na Educação Básica, tornando o processo de aprendizagem mais dinâmico e participativo. As sugestões e reflexões apresentadas neste artigo são produto de uma experiência docente em disciplinas como Didática do Ensino de História e Produção Didática em História. Muitas vezes, como professores, priorizamos a publicação de trabalhos científicos resultantes de projetos de pesquisa, porém não valorizamos a nossa produção feita especialmente para sala de aula. Este trabalho é a tentativa de sistematização de uma prática construída no decorrer de vários semestres e fruto dos mais diferentes materiais como transparências, textos digitados, esquemas e discussões com alunos, guardados em diferentes arquivos. É a intenção, neste trabalho, socializar as práticas experenciandas no cotidiano da sala de aula.

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Publicado

2005-04-23

Como Citar

Medeiros, E. W. (2005). ENSINO DE HISTÓRIA: FONTES E LINGUAGENS PARA UMA PRÁTICA RENOVADA. VIDYA, 25(2), 13. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/395

Edição

Seção

Artigos