A VIDA DA CRIANÇA E A REPRESENTAÇÃO DA ARTE

Autores

  • Maria Tereza Vizzotto Barichello
  • Ceres Inez Zasso Zago

Resumo

Neste trabalho, tem-se como objetivo geral refletir sobre a maneira como a criança representa o seu cotidiano por meio da arte. Para isso, realizaram-se atividades em um ambiente educacional e também pesquisa bibliográfica. Foram analisadas as concepções teóricas de alguns pesquisadores em ar te-educação, bem como de alguns documentos oficiais expedidos pelo Ministério da Educação, LDB – 9394/96, que delineiam os programas da Educação Infantil. A arte-educação, nos dias atuais, não pode se alienar da sala de aula, de livros, de obras de ar te. Considera-se importante desenvolver conteúdos próximos à criança na Educação Infantil, o que parece ser mais motivador. Além disso, na bibliografia revisada, optou-se por elucidar a importância da compreensão da cultura visual. O resultado do trabalho prático realizado com crianças de 5 e 6 anos foi positivo pela reflexão de cada proposta finalizada. Na aprendizagem tanto individual quanto do grupo, constatou-se que elas foram capazes de representar suas vivências, suas emoções, o mundo que as rodeia e refletir sobre ele, interpretando o seu cotidiano e apreciando a cultura visual.

Downloads

Publicado

2005-04-23

Como Citar

Barichello, M. T. V., & Zago, C. I. Z. (2005). A VIDA DA CRIANÇA E A REPRESENTAÇÃO DA ARTE. VIDYA, 25(2), 9. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/393

Edição

Seção

Artigos