INSTRUMENTOS CULTURAIS COMO POTENCIALIZADORES DO DESENVOLVIMENTO HUMANO: UM OLHAR PARA OS ANOS INICIAIS DE ENSINO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37781/vidya.v41i2.3914

Resumo

Este artigo apresenta a temática do desenvolvimento humano tendo como foco os anos iniciais e a inserção do Ensino de Ciências por Investigação. O objetivo consistiu em compreender como se mostram os instrumentos culturais nas falas das professoras que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental ao estudarem o Ensino de Ciências por Investigação. As informações foram obtidas pelo acompanhamento da formação continuada realizada com um grupo de professoras que atua na referida etapa de ensino. A formação teve como pressuposto teórico o modelo de Investigação-Formação-Ação e da Investigação-Formação-Ação no Ensino de Ciências. O processo analítico foi de cunho qualitativo e teve como aporte a Análise Textual Discursiva. O movimento de impregnação, de unitarização e categorização nos mostrou, pela via do referencial histórico-cultural, a importância dos instrumentos culturais como modo de inserir o aluno na compreensão da cultura científica e, com isso, desenvolver as Funções Psicológicas Superiores.

Biografia do Autor

Débora Kélli Freitas de Melo, Universidade Federal da Fronteira Sul

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Cerro Largo.

Linha de pesquisa: Formação de Professores e Práticas Pedagógicas

Judite Scherer Wenzel, Universidade Federal da Fronteira Sul

Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Cerro Largo – RS. Atua nos temas: Educar pela pesquisa, formação de professores, significação conceitual, linguagem química. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Ciências e Matemática (GEPECIEM).

Downloads

Publicado

2021-11-22

Como Citar

de Melo, D. K. F., & Wenzel, J. S. (2021). INSTRUMENTOS CULTURAIS COMO POTENCIALIZADORES DO DESENVOLVIMENTO HUMANO: UM OLHAR PARA OS ANOS INICIAIS DE ENSINO. VIDYA, 41(2), 257–270. https://doi.org/10.37781/vidya.v41i2.3914

Edição

Seção

Artigos