APRENDIZAGEM CONCEITUAL E DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO: ANÁLISE DO POTENCIAL FORMATIVO DO ENSINO PROPOSTO EM UM LIVRO DIDÁTICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37781/vidya.v41i2.3879

Resumo

De acordo com a Teoria Histórico-Cultural, a aprendizagem de conceitos científicos é promotora do desenvolvimento psíquico dos estudantes. Todavia, nem sempre se observa o impacto positivo dessa aprendizagem no desenvolvimento do pensamento de pessoas escolarizadas, o que gera a necessidade de refletir sobre como esses conceitos são ensinados. Neste artigo é apresentada parte de uma pesquisa que buscou analisar , de modo qualitativo, o potencial formativo presente na forma de organização do ensino de conceitos apresentada por um livro didático de Ciências dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Mediante a análise de conteúdo, conclui-se que o ensino proposto é marcado pela definição conceitual e exemplificação, sem exigir ações que levem os estudantes a pensar conceitualmente os fenômenos. Esse modo de organização do ensino pode justificar o incipiente impacto da aprendizagem conceitual na formação dos estudantes e a necessidade de superá-lo, quando se assume o desenvolvimento do pensamento dos estudantes como finalidade da educação escolar.

Biografia do Autor

Bruna Lorena Bacaro, Universidade Estadual de Maringá

Pedagoga; Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá; Professora da Educação Basica, anos iniciais do Ensino Fundamental

Marta Sueli de Faria Sforni, Universidade Estadual de Maringá

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá, linha de pesquisa: ensino, aprendizagem e formação de professores.

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Publicado

2021-11-10

Como Citar

Bacaro, B. L., & Sforni, M. S. de F. (2021). APRENDIZAGEM CONCEITUAL E DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO: ANÁLISE DO POTENCIAL FORMATIVO DO ENSINO PROPOSTO EM UM LIVRO DIDÁTICO. VIDYA, 41(2), 149–167. https://doi.org/10.37781/vidya.v41i2.3879

Edição

Seção

Artigos