ATIVIDADES DE INVESTIGAÇÃO NO ENSINO DE ASTRONOMIA: SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE OS MOVIMENTOS E INCLINAÇÃO DO EIXO DA TERRA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37781/vidya.v41i2.3852

Resumo

A astronomia é fundamental para a compreensão de fenômenos do cotidiano. No entanto, existem limitações no processo de ensino e aprendizagem dessa Ciência, demandando o uso de abordagens didáticas voltadas para a alfabetização científica e para processos de ensino e aprendizagem mais significativos. Nessa perspectiva, desenvolvemos uma Sequência Didática com Atividades Investigativas (SDAI), com fundamentos no Ensino por Investigação e na Teoria Histórico-Cultural, para identificar indícios de aprendizagem de conceitos de astronomia e facilitar a construção de conhecimentos de alunos de 4º ano do Ensino Fundamental. A partir da análise das falas dos estudantes, verificamos o emprego de concepções sobre os movimentos, formato e inclinação da Terra no processo de resolução de um problema, apesar da complexidade dos conceitos em construção. De modo geral, consideramos que a SDAI iniciou a elaboração de alguns conceitos de astronomia e de habilidades da prática científica, construindo bases para aprendizagens futuras.

Biografia do Autor

Ana Caroline Gonçalves Gomes dos Santos, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Doutoranda em Ensino de Ciências (UFMS), Mestre em Ensino de Ciências (UFMS), Licenciada em Ciências Biológicas (UFMS), professora da Educação Básica do município de Campo Grande, Mato Grosso do Sul.

Vera de Mattos Machado, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Possui Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Santa Úrsula (USU-RJ) (1984), Mestrado em Educação (2004) e Doutorado em Educação (2011) pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Atualmente é docente efetiva da UFMS, nos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Pós-graduação Mestrado Profissional em Ensino de Ciências - PPEC/INFI e Pós-graduação Doutorado Acadêmico em Ensino de Ciências - PPEC/INFI. Atua como pesquisadora nas linhas de Formação de Professores de Ciências e Biologia, Didática das Ciências e no Ensino de Ciências e Biologia. Coordena o Grupo de Estudo e Pesquisa em Formação de Professores e Ensino de Ciências - GEPFOPEC/UFMS/CNPq. Desenvolve projeto de pesquisa sobre formação de professores de Ciências da Natureza, com fomento pela FUNDECT/MS. Diretora da Regional 1 (MS/MT/SP) da Associação Brasileira de Ensino de Biologia - Sbenbio - para período de 2017 a 2019.

Downloads

Publicado

2021-11-10

Como Citar

dos Santos, A. C. G. G., & Machado, V. de M. (2021). ATIVIDADES DE INVESTIGAÇÃO NO ENSINO DE ASTRONOMIA: SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE OS MOVIMENTOS E INCLINAÇÃO DO EIXO DA TERRA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. VIDYA, 41(2), 115–131. https://doi.org/10.37781/vidya.v41i2.3852

Edição

Seção

Artigos