A IMPORTÂNCIA DAS ABELHAS, DA SUSTENTABILIDADE E DOS CORREDORES ECOLÓGICOS: ESTRATÉGIAS DE ENSINO PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37781/vidya.v41i2.3828

Resumo

Cada vez mais se faz necessário discutir temas relacionados às questões ambientais, e nesse sentido a manutenção da biodiversidade e a importância das abelhas consistem em temas emergentes. A pesquisa objetivou investigar as percepções de estudantes de quintos anos sobre a importância das abelhas, da sustentabilidade e dos corredores ecológicos para a partir destas propor estratégias de conscientização. A pesquisa do tipo quanti-qualitativa, baseou-se num estudo de caso, desenvolvida com 45 estudantes de quintos anos do ensino fundamental em uma escola pública. Foi aplicado um questionário semiestruturado sobre concepções prévias acerca do tema, e posteriormente a sequência didática. Os dados foram tabulados conforme a análise de conteúdo de Bardin. Os resultados demonstram que os participantes apresentaram um maior conhecimento relacionado à sustentabilidade e às abelhas, se comparado aos corredores ecológicos. Contudo, por meio das atividades propostas, houve uma ampliação dos conhecimentos iniciais, corroborando para o processo de alfabetização científica.

Biografia do Autor

Maira dos Santos Silveira, Universidade Federal de Santa Maria

Mestranda no Programa de Pós Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde,  Universidade Federal de Santa Maria, Pesquisadora no Laboratório de Ensino, Campus Palmeira das Misssões.

Eduarda Tais Breunig, Universidade Federal de Santa Maria

Mestranda no Programa de Pós Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde,  Universidade Federal de Santa Maria, Pesquisadora no Laboratório de Ensino, Campus Palmeira das Misssões.

Laura Oestreich, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda no Programa de Pós Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde,  Universidade Federal de Santa Maria, Pesquisadora no Laboratório de Ensino, Campus Palmeira das Misssões.

Andrea Ines Goldschmidt, Universidade Federal de Santa Maria, Campus Palmeira das Missões

Doutora em Educação em Ciências, Professora na UFSM, Departamento de Zootencia e CIências Biológicas, Coordenadora do  Laboratório de Ensino, Campus Palmeira das Misssões, Programa de Pós Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde.

Downloads

Publicado

2021-11-10

Como Citar

Silveira, M. dos S., Breunig, E. T., Oestreich, L., & Goldschmidt, A. I. (2021). A IMPORTÂNCIA DAS ABELHAS, DA SUSTENTABILIDADE E DOS CORREDORES ECOLÓGICOS: ESTRATÉGIAS DE ENSINO PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. VIDYA, 41(2), 61–78. https://doi.org/10.37781/vidya.v41i2.3828

Edição

Seção

Artigos