A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO CIDADÃ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37781/vidya.v41i2.3824

Resumo

A Educação Ambiental e o Ensino de Ciências são temáticas que necessitam de constantes debates. Nesse sentido, o presente artigo investigou os trabalhos publicados nas atas do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) e do Encontro Pesquisa em Educação Ambiental (EPEA), no período 2001-2019, que abordam a Educação Ambiental nos anos iniciais, visando analisar as pesquisas que estão sendo desenvolvidas na área. Igualmente, ao final, é explicitada a relevância da articulação entre a Educação Ambiental e o Ensino de Ciências para uma formação cidadã. A metodologia baseou-se em um estado da arte, mapeando 3.790 trabalhos. Destes, 13 foram analisados, pois abordavam no título e/ou palavras-chave o termo “anos iniciais”. Para analisar os dados, utilizou-se a Análise Textual Discursiva, com a criação de descritores e categorias. Observou-se que o Ensino de Ciências e a Educação Ambiental contribuem com o processo formativo dos sujeitos, direcionando-os para as (con)vivências sociais.

Biografia do Autor

Dieison Prestes da Silveira, Universidade Federal do Paraná

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática da Universidade Federal do Paraná. Bolsista CAPES. Curitiba, Paraná, Brasil. E-mail: dieisonprestes@gmail.com

Joselia Cristina Siqueira da Silva, Universidade Federal do Paraná

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Curitiba, Paraná, Brasil. E-mail: jcristinaquimica@gmail.com

Leonir Lorenzetti, Universidade Federal do Paraná

Doutor em Educação Científica e Tecnológica pela UFSC. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Curitiba, Paraná, Brasil. E-mail: leonirlorenzetti22@gmail.com

Downloads

Publicado

2021-11-10

Como Citar

Silveira, D. P. da, Silva, J. C. S. da, & Lorenzetti, L. (2021). A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO CIDADÃ. VIDYA, 41(2), 41–59. https://doi.org/10.37781/vidya.v41i2.3824

Edição

Seção

Artigos