LEI DE FORMAÇÃO DA FUNÇÃO AFIM: UM ESTUDO À LUZ DO CONTRATO DIDÁTICO POTENCIAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37781/vidya.v42i1.3805

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar o contrato didático potencial presente na abordagem do saber Função Afim em um livro didático do 1º ano do Ensino Médio. A pesquisa em questão defende a existência de um possível contrato didático na abordagem do livro didático, o Contrato Didático Potencial e dos elementos de contrato didático potencial, os quais correspondem aos elementos de contrato didático já definidos na literatura sob a ótica do livro didático. A metodologia consistiu na análise documental de um livro didático de Matemática do 1º ano do Ensino Médio, bem como seu respectivo manual do professor. Os critérios de análise adotados compreenderam a definição dos elementos de contrato didático potencial. Foram identificados um total de dez elementos de contrato didático potencial, dividindo-se em: uma expectativa, duas regras explícitas potenciais, quatro regras implícitas potenciais e três indícios de rupturas. A abordagem da Função Afim no livro didático é bastante influenciada pela a analogia dos coeficientes e termos da função com as partes fixa e variável. Nota-se uma tendencia do livro didático em romper com as regras implícitas potenciais postas inicialmente.

Biografia do Autor

Quércia Carvalho Eloi, Secretaria de Educação de Pernambuco

Licenciada em Matemática pela Universidade de Pernambuco 

Mestre em Ensino das Ciências pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2019)

Professora de matemática do quadro efetivo da Secretária Estadual de Educação de Pernambuco.

Vladimir Lira Veras Xavier de Andrade, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Doutor em Ensino das Ciências da UFRPE – Brasil

Doutor em Sciences de l’éducation de l’Université de Lyon  - França

Professor do Departamento de Matemática (Área de Desenho) da Universidade Federal Rural de Pernambuco
Professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências - UFRPE.

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Publicado

2022-03-15

Como Citar

Eloi, Q. C., & Andrade, V. L. V. X. de. (2022). LEI DE FORMAÇÃO DA FUNÇÃO AFIM: UM ESTUDO À LUZ DO CONTRATO DIDÁTICO POTENCIAL. VIDYA, 42(1), 55–73. https://doi.org/10.37781/vidya.v42i1.3805

Edição

Seção

Artigos